20.6 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Desporto Ciclismo regressa ao Concelho da Sertã

Ciclismo regressa ao Concelho da Sertã

Depois de no ano passado ter recebido a terceira etapa do Grande Prémio de Portugal Nacional 2 e a Etapa Vida da Volta a Portugal, em 2019 as emoções do ciclismo estarão de regresso ao Concelho da Sertã, a 1 de maio, com a Clássica Aldeias do Xisto 2019.

O percurso tem 154 km e liga as Aldeias do Xisto de Pedrógão Pequeno e Gondramaz (Miranda do Corvo), naquela que é também a prova final da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Trata-se da terceira edição da Clássica Aldeias do Xisto que irá percorrer algumas das mais incríveis paisagens do país: os corredores vão atravessar as localidades de Pedrógão Pequeno, Sertã (cerca das 12h20m), Troviscal, Mosteiro, Oleiros, Cambas, Portela do Gavião, Pampilhosa da Serra, Serpins, Casal de Ermio, Semide, Miranda do Corvo e Quebrada.

A partida acontece às 12h00, na Praça Ângelo Henriques Vidigal, em Pedrógão Pequeno.

A chegada dos ciclistas a Gondramaz está prevista para perto das 16h30.

O trajeto tem um acumulado de subida de 2750 metros, incluindo quatro prémios de montanha: Sertã (4ª categoria, ao quilómetro 16,1), Portela do Gavião (3ª categoria, ao quilómetro 63,6), Pampilhosa da Serra (2ª categoria, ao quilómetro 80) e Gondramaz (2ª categoria, coincidente com a meta).

A subida final tem 5,5 quilómetros de extensão e uma inclinação média de 8,5%. Adivinha-se que seja o momento certo para os ataques certeiros, visando a vitória na Clássica, mas também na classificação geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Mapa da etapa

A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin’ Portugal, que pretende afirmar o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador.

O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da secretaria de Estado do Turismo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Airbnb apoia a aprendizagem extracurricular com excursões online

●        40% dos pais dizem que as atividades extracurriculares dos seus filhos foram canceladas, com mais 22% a dizer que esperam menos atividades,...

Candidaturas em Oleiros para Bolsas de Estudo até 15 de Outubro

Estão abertas as candidaturas para bolsas de estudo no ensino superior. Os pedidos devem ser entregues no Gabinete de...

Síndrome do ovário poliquístico pode causar infertilidade e afeta 10 a 15% das mulheres

Mês de consciencialização para a síndrome do ovário poliquístico A síndrome do ovário poliquístico (SOP) é uma doença...

ICNAS designado Centro Colaborador da Agência Internacional de Energia Atómica

O Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC) foi designado Centro Colaborador da Agência Internacional de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: