O Centro de Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo (CIART), em Vila Velha de Ródão, assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, que se comemorou no dia 18 de abril sob o mote “Património e Paisagem Rural”, com a realização de um Museu Pop-Up.
Um Museu Pop-Up é uma exposição temporária criada pelas pessoas que aparecem no evento e tem por base um tema, neste caso a questão da ruralidade.
A iniciativa resultou de um convite feito à comunidade local para que trouxesse àquele espaço artefactos que contemplassem a ruralidade e escrevessem um pequeno texto sobre eles, de forma a criar com objetos uma exposição temporária que mostre a sua perspetiva sobre o assunto.
O resultado obtido foi tão variado quanto a diversidade dos artefactos expostos, que vão desde uma simples vassoura a chocalhos, álbuns fotográficos, armas centenárias, livros ou uma pá de joeira.
Esta pequena mostra estará patente no CIART, até ao final do mês de abril, onde pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 9h e as 12h30 e as 14h e as 17h30.