Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 21, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Ciclismo regressa ao Concelho da Sertã

Ciclismo regressa ao Concelho da Sertã
José Lagiosa

Depois de no ano passado ter recebido a terceira etapa do Grande Prémio de Portugal Nacional 2 e a Etapa Vida da Volta a Portugal, em 2019 as emoções do ciclismo estarão de regresso ao Concelho da Sertã, a 1 de maio, com a Clássica Aldeias do Xisto 2019.

O percurso tem 154 km e liga as Aldeias do Xisto de Pedrógão Pequeno e Gondramaz (Miranda do Corvo), naquela que é também a prova final da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Trata-se da terceira edição da Clássica Aldeias do Xisto que irá percorrer algumas das mais incríveis paisagens do país: os corredores vão atravessar as localidades de Pedrógão Pequeno, Sertã (cerca das 12h20m), Troviscal, Mosteiro, Oleiros, Cambas, Portela do Gavião, Pampilhosa da Serra, Serpins, Casal de Ermio, Semide, Miranda do Corvo e Quebrada.

A partida acontece às 12h00, na Praça Ângelo Henriques Vidigal, em Pedrógão Pequeno.

A chegada dos ciclistas a Gondramaz está prevista para perto das 16h30.

O trajeto tem um acumulado de subida de 2750 metros, incluindo quatro prémios de montanha: Sertã (4ª categoria, ao quilómetro 16,1), Portela do Gavião (3ª categoria, ao quilómetro 63,6), Pampilhosa da Serra (2ª categoria, ao quilómetro 80) e Gondramaz (2ª categoria, coincidente com a meta).

A subida final tem 5,5 quilómetros de extensão e uma inclinação média de 8,5%. Adivinha-se que seja o momento certo para os ataques certeiros, visando a vitória na Clássica, mas também na classificação geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Mapa da etapa

A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin’ Portugal, que pretende afirmar o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador.

O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da secretaria de Estado do Turismo.

Comentar