Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 18, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Projeto do IPCB distinguido com prémio

Projeto do IPCB distinguido com prémio
José Lagiosa

O Programa da Pressão Arterial da Beira Baixa (PPABB) foi distinguido no 24.º Congresso Português de Cardiopneumologia com o prémio APTEC – Jovens Investigadores, no seguimento do estudo sobre a prevalência da Hipertensão Arterial no concelho da Covilhã durante os anos 2017 e 2018 realizado por Márcia Santos, licenciada em Fisiologia Clínica pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB.

A hipertensão arterial é um problema de saúde pública em crescendo e associada a elevadas taxas de mortalidade e morbilidade na população mundial.

Esta realidade reflete-se também em Portugal e nomeadamente na província da Beira Baixa, onde um estudo realizado a 11316 indivíduos encontrou uma prevalência de 52,5% de hipertensos.

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB (ESALD), em conjunto com a Escola Superior de Tecnologia do IPCB (ESTCB), desenharam uma aplicação, de acesso gratuito, para ajudar a população a monitorizar os seus valores de Pressão Arterial e ajudar a alertar “novos casos”, através da análise dos resultados, otimizando simultaneamente a escolha terapêutica.

É a segunda vez, desde o início da publicação de resultados, que os investigadores do Projeto PPABB ganham um prémio de melhor investigação.

Comentar