Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Receitas das Avós e Receitas dos Avôs candidatos a melhor livro

Receitas das Avós e Receitas dos Avôs candidatos a melhor livro
José Lagiosa

Os livros «Receitas das Avós» e «Receitas dos Avôs e Daqueles que Não o São», editados, em Castelo Branco, pela RVJ Editores, e coordenados pelo jornalista João Carrega, estão entre os candidatos a melhor livro de receitas do ano.

O concurso desenvolvido pela Portugal CookBook Fair, com o apoio institucional da APEL, com a organização executiva da Agência de Marketing e Comunicação Brandscape, Lifestyle Creativity e com a parceria da consultora GFK, conta entre os livros algumas publicações de chefs de cozinha nacionais e internacionais, casos de Ljumobir Stanisic (do programa Pesadelo na Cozinha), Jamie Olivier, Gordon Ramsay ou Marlene Vieira, entre outros.

Os vencedores serão escolhidos por um júri composto por Maria de Lurdes Modesto, Carlos Coelho, Chefe Pedro Sommer, Alexandra Prado Coelho e Joana Malta da Costa.

A presença dos livros «Receitas das Avós» e «Receitas dos Avôs e Daqueles que Não o São» entre este lote restrito e exigente de publicações, constitui para o coordenador dos dois livros um motivo de regozijo.

“É com uma enorme satisfação que vejo a presença desses dois livros entre os candidatos admitidos no mais importante concurso nacional de livros sobre receitas”, explica João Carrega.

Aquele responsável considera que o facto dos dois livros constarem entre os candidatos vem reconhecer “a importância dos dois livros do ponto de vista da gastronomia e também de preservação das receitas apresentadas. É um património que fica”, diz.

João Carrega explica que o processo produtivo dos dois livros foi “intenso e muito enriquecedor, pela partilha de conhecimento com as avós, que nos receberam nas suas cozinhas, que nos mostraram como confecionam as suas receitas. Foi uma lição de partilha que nunca esqueceremos, que ainda hoje, passados alguns meses da edição desse livro, é evidente, com algumas avós a visitarem a nossa editora e a brindarem-nos com os seus docinhos e salgados”.

O coordenador das duas obras destaca o apoio, na sua organização, da docente Florinda Baptista, do subdiretor do Reconquista, José Júlio Cruz, o trabalho de toda a equipa da RVJ Editores, desde os designers Carine Pires, André Antunes e Guilherme Lemos, ao autor da capa, Rui Salgueiro, passando pela revisão de Tiago Carvalho e pelo secretariado de Francisco Carrega.

Também a colaboradora Isabel Marques foi importante na identificação de algumas avós, o que muito enriqueceu o trabalho. 

Os dois livros estão entre os candidatos aos seguintes prémios: Livro do Ano; Capa do Ano; Fotografia; Design; Editor; Novas Tendências; e Top de vendas: com base nas vendas efetivas durante o ano de 2018, auditadas pela consultora GFK.

Comentar