18.2 C
Castelo Branco
Domingo, Julho 25, 2021
No menu items!
InícioNacionalCastelo Branco recebeu Estágio de Judo Adaptado

Castelo Branco recebeu Estágio de Judo Adaptado

A Escola de Judo Ana Hormigo em parceria com a APPACDM de Castelo Branco, realizou o seu tradicional estágio de Judo Adaptado em Castelo Branco onde se pretende fortalecer a ideia e o propósito de Judo para todos.

Foi assim que no passado dia 3 de maio de 2019 na cidade albicastrense, as atividades realizaram-se no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e ainda noutras instalações da mesma instituição.

Esta atividade contou com a presença de cerca de 30 atletas e técnicos da Escola de Judo Ana Hormigo e dos seus respetivos núcleos, APPACDM de Castelo Branco, Núcleo de Castelo Branco e de Alcains, neste último realce para atletas que praticam em turmas regulares realizando a verdadeira inclusão pelo desporto.

Durante este estágio realizaram-se várias ações nomeadamente, um Seminário de Judo Adaptado, um Torneio Open de Judo Adaptado e um Treino conjunto, no que respeita ao aspeto do lazer e entretenimento realizaram-se várias atividades ligadas aos desportos da natureza e jogos tradicionais.

No Seminário de Judo Adaptado foi possível contar com a presença do Treinador Davide Carreira e atleta Maria Ribeiro atual Campeã da Europa de Síndrome de Down e Campeã Nacional da Associação de Modalidades Amadoras do Sabugal, que numa conversa bastante animada moderada pelo Professor Doutor Marco Batista docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, deram a conhecer o seu projeto e experiências na vertente do Judo Adaptado.

Esta iniciativa tinha no computo geral o objetivo de aproximar a comunidade nacional e internacional à realidade do desporto adaptado e sua importância na inclusão das pessoas com deficiência, realizando a apresentação de um projeto inovador, dando assim a conhecer o trabalho desenvolvido no desporto adaptado por este clube de terras raianas do interior norte de Portugal.

Participantes no Estágio de Judo Adapatdo

Após o seminário, realizou-se o Open de Judo Adaptado onde o objetivo era desenvolver o espírito de amizade e entreajuda, através de uma pequena competição saudável onde o lema será: “Um pódio para todos!”.

De forma a realizar a aprendizagem e interiorização de pequenas regras de competição, de forma a ser criada uma ligação próxima com o futuro da modalidade e sua cultura.

Logo após o torneio realizado, foi possível conhecer e almoçar nas instalações da APPACDM de Castelo Branco, onde todos foram recebidos de forma extraordinária com muito carinho e amizade como é o lema desta grandiosa e reconhecida instituição.

Durante o período da tarde foi dado um pequeno descanso ao Judo, e foram promovidos e desenvolvidos desportos de natureza e ainda jogos tradicionais proporcionados e orientados pela Associação de Paintball de Castelo Branco – Relâmpagos.

Ainda houve tempo para se desenvolver e promover um treino convívio entes de todos poderem regressar a suas casas e ou instituições, com o sentido de dever cumprido e de uma dia bem passado, com novas descobertas, aprendizagens.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: