Quando há bom espectáculo, com corridas bem disputadas e sol, o público adere e no Complexo Desportivo do Lanço Grande, esta regra esteve bem presente, no domingo durante o 2º dia de provas em Castelo Branco.
A Escuderia de Castelo Branco organizou a segunda prova do PTRX e os pilotos aderiram em bom número e com o empenho necessário, para garantirem o tal bom espectáculo.
As vitórias foram para Gonçalo Macedo (WV Polo) na Inciação – Troféu Ernesto Gonçalves; João Novo (Peugeot 106), que chegou da Iniciação e meteu na ordem os “mais velhos” da NAcional 2RM; Pedro Tiago (Citroen Saxo) e João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) continuaram a ganhar respectivamente na Nacional A1.6 e Super 1600; Mauro Reis (HSport TT) foi o vencedor dos Super Buggy´s; João Gonzaga (ASK EVO18) suou para ganhar nos Kartcross e Carlo Pacheco (Subaru Impreza) foi o único a alinhar nos Supercar Div.2.
Finais
Iniciação – Troféu Ernesto Gonçalves
Deu-se a partida e Rodrigo Correia (Peugeot 205) e Gonçalo Macedo (VW Polo) arrancaram forte, ocupando o primeiro e segundo lugares.
Já na volta numero três, André Monteiro (Toyota Corolla) após intensa luta com Gonçalo Novo (Toyota Starlet) alcançou o terceiro lugar.
Na volta seguinte, Rodrigo Correia ganhava cada vez mais distância a Gonçalo Macedo, até que no final, devido a problemas mecânicos no motor do Peugeot, Rodrigo perdia a liderança, dando a vitória a Gonçalo Macedo.
O estreante Gonçalo Novo (Toyota Starlet) terminou a corrida com um pódium, o primeiro da sua curta carreira. André Monteiro que se queixava de problemas na caixa de velocidades do Toyota Corolla, era quarto, á frente da Ariana Rodrigues (Peugeot 106), que venceu o troféu feminino.
Nacional 2RM
A luz vermelha apagava e Paulo Sousa (BMW ), mais uma vez arrancava muito bem e “saltava” para o primeiro lugar seguido de Adão Pinto (Opel Astra) e João Novo (Peugeot 106).
Na segunda volta com a ida à joker lap, Adão Pinto caia para o quarto lugar.
Na frente estava uma luta renhida entre Paulo Sousa e João Novo.
Apesar da juventude, Novo não facilitava e tomava de assalto o primeiro lugar, na sequência de um pião do BMW, que perdia a corrida com a meta quase à vista.
Andreia Sousa (Peugeot 306) assistia a tudo “de palanque” e seguia para terceira posição do pódium, vencendo simultaneamente o troféu feminino.
Seguiam-na Nuno Génio (Opel Kadet), Paulo Reis que não concluía a prova com problemas mecânicos no Renault Clio e Adão Pinto, que tinha sorte semelhante.
Nacional A1.6
Corrida começava com Pedro Tiago (Citroen Saxo) à frente, mas pressionado por Leonel Sampaio (Citroen Saxo) em segundo e Luís Morais (Peugeot 106) em terceiro, que pressionava forte.
Agostinho Sousa (Citroen Saxco) tinha um deslize na joker lap, na segunda volta, caindo para a ultima posição.
Corria-se a penúltima volta, quando a mecânica do Saxo traía Leonel Sampaio, deixando caminho livre para Luís Morais ser segundo, depois de uma corrida ao ataque.
Bruno Lima (Citroen Saxo) seguia para o restante lugar do pódium, à frente de Américo Sousa (Citroen Saxo) e Tiago Ferreira (Peugeot 106).
Super 1600
Uma falsa partida de Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600), obrigava à mostragem da bandeira vermelha e, como tal, era necessário repetir o procedimento da partida.
Novo arranque e desta vez as coisas não começavam bem para Sérgio Dias (Renault Twingo) que devido a um problema mecânico, logo na primeira volta, acabou na ultima posição.
O pódio foi disputado intensamente, João Ribeiro (Citroen Saxo) liderava seguido de Joaquim Machado (Peugeot 208) e Rogério Sousa (Ford Fiesta).
Na terceira volta Machado entrou na joker lap, decisão que lhe custou um lugar, caindo assim para terceiro.
Muitas lutas aconteceram e já no final da corrida João Ribeiro acaba em primeiro, Machado em segundo e Helder Ribeiro (Citroen C2) trepou posições até o terceiro lugar.
A quarta Posição estava por conta de José Queirós ( Peugeot 206).
Superbuggy
Mauro Reis (HSport TT) arrancou bem e ficou a liderar, com Paulo Godinho (PG 0012) em segundo e Arménio Rodrigues (GRT MXG) a completar o trio da frente.
Alexandre Tomás (Atmos Stong) na segunda volta não teve grande sorte e sofreu uma saída na entrada da joker ficando fora de prova e assim cedendo o quarto lugar para Nelson Barata (Power NB).
Com o baixar da bandeira xadrês, Mauro Reis acabou em primeiro lugar, em segundo ficou Paulo Godinho e Arménio Rodrigues completou o pódio.
A quarta posição foi assegurada por Nelson Barata.
Kartcross
Jorge Gonzaga (ASK EVO18) partiu bem e saltou para a cabeça da corrida.
Seguia-o Nuno Bastos (ASK EVO12) e o Espanhol Maikel Vilas (LaBase RX01) era terceiro.
Os homens da frente escapavam à “molhada” na curva um, onde ficavam João Matias (Sport H4), José Soares (ASK EVO) e Mário Rato (Semog Revolution ER), que era o único dos três que ainda conseguia retomar o andamento.
Na frente estava tudo ao rubro. Ao trio de Gonzaga, Bastos e Vilas, juntavam-se Rui Nunes (Semog Bravo) e Pedro Rosário (Semog Bravo ER), que vinha a furar pelo meio do pelotão.
Entretanto José Mota (Semog Bravo) passava também a fazer parte do grupo de frente.
As idas à joker lap “baralhavam, partiam e davam de novo” e Gonzaga ia dilatando a vantagem até que já quase com a corrida a terminar optou por seguir o caminho mais longo e mesmo assim conseguiu regressar à pista à frente de Maikel Vilas, com uma vantagem de 1,7 segundos.
Pedro Rosário foi o melhor espectador disto, e terminou a 2,3 segundos.
O “top” seis completava-se com Rui Nunes, José Mota e Nuno Bastos.
Daniela Godinho (Semog Bravo) foi 12ª e vencedora do troféu feminino.