9.9 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 24, 2021
No menu items!
InícioNacionalFim de semana de Arte Pública em Vila Nova da Barquinha de...

Fim de semana de Arte Pública em Vila Nova da Barquinha de 17 a 19 de maio

Lançamento do Guia do Médio Tejo, uma exposição e um Instameet que percorrerá as 11 obras de arte pública do concelho

A Fundação EDP, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e a plataforma cultural Gerador dinamizam, de 17 a 19 de maio, um fim de semana dedicado ao projeto ARTEJO.

No dia 18, às 17h, no auditório do Centro Cultural, será feito o lançamento do roteiro ARTEJO, uma publicação que dá a conhecer os artistas e as intervenções realizadas no município no âmbito do Projeto Arte Pública Fundação EDP.

Segue-se a inauguração da exposição que documenta também a realização do projeto no qual participaram os artistas Alexandre Farto (Vhils), Carlos Vicente, Manuel João Vieira e Violant, num total de 11 obras de arte pública executadas em Vila Nova da Barquinha, Atalaia, Praia do Ribatejo e Tancos.

Ambos os eventos contarão com a presença de representantes  do Município de Vila Nova da Barquinha e da Fundação EDP.

Nesta exposição é possível apreciar trabalhos de fotografia de Pérsio Basso e Carlos Vicente, vídeos de João Marques Alves e desenhos de Carlos Vicente e Violant.

O fim de semana inclui também a dinamização de um Instameet ao longo do qual quatro instagramers vão percorrer o Médio Tejo para darem a conhecer as obras do programa Arte Pública, iniciado em 2015.

Os instagramers são ainda convidados a descobrir a cultura local, com momentos dedicados à gastronomia e a ofícios como a escultura, o figurinismo e a cerâmica.

A Fundação EDP e o Gerador convidaram dois instagramers para fazer parte deste Instameet: o @tozzzze e a @madmenezes.

A estes convidados juntam-se ainda os instagramers vencedores do passatempo que decorreu no Instagram @artepublicafundacaoedp.

O Programa Arte Pública Fundação EDP utiliza intervenções artísticas em espaço público como instrumento de inclusão social.

Orientado para territórios de baixa densidade populacional em Portugal, promove o acesso à arte e o envolvimento da população local em novas experiências culturais.

Atualmente, o programa já criou mais de 80 obras e marca presença em Trás-os-Montes, Alto Alentejo, Ribatejo, Médio Tejo e Algarve, contando com o apoio da EDP Distribuição.

O Programa Arte Pública está agora a ser alargado também ao Minho (Braga) e à Beira Baixa (Fundão).

No calendário dos 11 Instameets Arte Pública Fundação EDP agendados em 2019, seguem-se encontros em Braga (06 a 08 de setembro) e Fundão (11 a 13 de outubro).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: