13.9 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Multidão rumou a Proença-a-Velha para 17º Festival das Sopas, com 113 a...

Multidão rumou a Proença-a-Velha para 17º Festival das Sopas, com 113 a concurso

Combinação perfeita de gastronomia e animação, o Festival das Sopas, em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, apresentou este ano 113 sopas a concurso.

Na sua 17ª edição, voltou a seduzir milhares de visitantes e renovou o estatuto de maior evento do género em todo o país.

O certame decorreu no fim de semana, 11 e 12 de maio, e revelou-se o destino ideal para os apreciadores de sopa, um dos ex-libris da gastronomia nacional, com um receituário muito rico em terras de Idanha, a primeira Bio-Região em Portugal.

O Festival das Sopas foi temperado, no dia 11, com o ritmo do Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertinas, ambos realizados no mesmo recinto e organizados pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.

Armindo Jacinto não deixou de provar uma ou outra sopa

“O Festival das Sopas reflete o investimento de Idanha nas oportunidades da ruralidade, nos nossos produtos regionais, nos nossos sabores e saberes, no receituário nacional que integra a Dieta Mediterrânica classificada pela UNESCO”, afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

Para Armindo Jacinto, esta estratégia de desenvolvimento “sai valorizada em Idanha-a-Nova por acontecer num território que faz parte da Rede Internacional de Bio-Regiões e, por isso, já preconiza um conjunto de boas práticas ao nível da alimentação saudável”.

O Festival das Sopas e o Encontro de Acordeonistas são hoje sucessos incontornáveis.

Helena Silva, presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, agradece a todos os participantes e visitantes que fazem destes eventos uma referência.

Os visitantes preencheram o recinto e votaram as sopas vencedoras em três sectores: Sopa de Grão de Isabel Pires (Proença-a-Velha) no sector Particulares, Sopa de Grão c/ Carne do Rancho Folclórico de Penha Garcia no sector Instituições/Associações e Sopa Fria à base de Tomate do Restaurante Zé do Pipo (Idanha-a-Nova) no sector Restauração.

Foram imensos os que visitaram o Festival de Sopas

Por seu lado, o Júri, que avalia apenas a Restauração, elegeu a Sopa de Peixe da Pastelaria “Nuvens e Glicínias” (Idanha-a-Nova).

VENCEDORES DO FESTIVAL DAS SOPAS 2019 EM CADA SECTOR:

Particulares: 1ª Sopa de Grão – Isabel Pires (Proença-a-Velha); 2ª Sopa de Grão – Carlos Santos (Idanha-a-Nova); e 3ª Sopa de Peixe – Joana Dias (Proença-a-Velha).

Instituições/Associações: 1ª Sopa de Grão c/ Carne – Rancho Folclórico de Penha Garcia (Penha Garcia); 2ª Sopa do Cão – MotoClube Dog’s Land (Alcains); e 3ª Sopa da Pedra – União de Freguesias de Zebreira e Segura (Zebreira / Segura).

Restauração (Voto Popular): 1ª Sopa Fria à base de Tomate – Restaurante Zé do Pipo (Idanha-a-Nova); 2ª Sopa de Peixe – Snack Bar “Esplanada” (Idanha-a-Nova); e 3ª Sopa da Avó c/ Broa – Esplanada “O Pelourinho” (Proença-a-Velha).

Restauração (Júri): 1ª Sopa de Peixe – Pastelaria “Nuvens e Glicínias” (Idanha-a-Nova); 2ª Sopa de Bacalhau – Hotel Boavista (Termas de Monfortinho); e 3ª Sopa de Favas – Casa da Velha Fonte (Ladoeiro).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

Trabalhadores dos CTT cumprem na segunda-feira primeiro de três dias de greve

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve na segunda, quarta e quinta-feira, exigindo aumentos salariais e reforço de colaboradores para o...

Feira do Livro de Natal na Biblioteca Municipal da Sertã

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, recebe durante o próximo mês de dezembro, mais uma edição da sua Feira do...

Vila Velha de Ródão: Cabazes de Natal Terras de Oiro disponíveis na loja online

Durante a quadra festiva que se aproxima, os produtos endógenos da marca Terras de Oiro vão estar ainda mais perto consumidores, onde...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: