17 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Cultura Teatro das Beiras recebe lançamento de livro de Fernando Paulouro Neves, a...

Teatro das Beiras recebe lançamento de livro de Fernando Paulouro Neves, a 23 de maio

O Teatro das Beiras recebe na 5ª feira, 23 de maio, às 21h, o lançamento do livro “O Informador” de Fernando Paulouro Neves.

Fernando Paulouro Neves reúne em “O Informador” um conjunto de 20 contos que, na linha de “Os Fantasmas Não Fazem a Barba” e “Fellini na Praça Velha”, constituem narrativas habitadas por personagens de um mundo imaginário que, às vezes,  é memória dilacerada de (i)realidades quotidianas.

O conto, que dá título ao livro, é a história de um sujeito que se torna informador da polícia política, e, por serviços distintos, alcança patamar elevado na hierarquia da organização, onde pratica com eficiência a teoria geral da tortura.

A história reflecte o universo concentracionário do país e de como “a banalidade do mal” pode transformar a vida de uma pessoa comum. Basta um grãozinho de areia na engrenagem da natureza humana.

Capa do livro

Jornalista e escritor, Fernando Paulouro Neves, tem colaboração dispersa por vários jornais e revistas, designadamente o “JL”. Foi chefe de Redacção e director do “Jornal do Fundão”.

A Sociedade Ibero-Americana de Antropologia Aplicada distinguiu-o, em 2012, na Universidade de Salamanca, com o título de sócio de honra.

Em 2013, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro da cidade do Fundão.

Presidiu ao Teatro das Beiras.

Foi distinguido em 2014 com o Prémio Gazeta de Mérito do Clube dos Jornalistas e, em 2017, com o Prémio Eduardo Lourenço atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos.

É autor do blogue “Notícias do Bloqueio”. Escreveu, entre outros, A Guerra da Mina – Os Mineiros da Panasqueira com Daniel Reis (reportagem, 1979), O Foral: Tantos Relatos/Tantas Perguntas (teatro, 1986), Os Fantasmas Não Fazem a Barba (ficção, 2003), Os Olhos do Medo (conto, 2011), A Materna Casa da Poesia. Sobre Eugénio de Andrade (2003 e 2017), Crónica do País Relativo. Portugal, Minha Questão (crónica, 2012 e 2013), Fellini na Praça Velha (ficção, 2017), Brasil em Mim (crónica, 2017). É autor, com José Manuel Castanheira, de Catorze Histórias Incríveis ou o Fabuloso Imaginário das Lendas da Beira Baixa (2017).

É co-autor (com Alexandre Manuel) da Fotobiografia António Paulouro, 100 Anos Depois, e organizou a Antologia António Paulouro, As Palavras e as Causas (2016).

Encontra-se representado em livros colectivos e antologias, designadamente nos volumes Identidades Fugidias, coordenado pelo Professor Eduardo Lourenço, e A Mãe na Poesia Portuguesa, organizada pelo poeta Albano Martins.

*Reservas para o 275 336 163

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Central de Biomassa do Fundão: Bloco denuncia que já passaram os 80 dias para obras de melhoramento

Continuam as queixas dos moradores devido ao ruído da Central de Biomassa do Fundão. Na sessão ordinária da...

Lisboa terá programa de Bolsas em homenagem a Alcindo Monteiro proposto pelo LIVRE

Os Deputados Municipais do LIVRE na Assembleia Municipal de Lisboa apresentaram na reunião do passado dia 22 de Setembro uma Recomendação para homenagear Alcindo...

Projeto quer gerar 800 empregos na música, teatro e literatura nos PALOP e Timor

O Instituto Camões escolheu o Dia da Música para apresentar hoje um “projeto inédito” que pretende criar 800 novos empregos nas áreas...

Cristina Rodrigues faz «Tavessia» de Madrid para Castelo Branco

Tem curadoria do espanhol Mateo Feijóo e estará patente no CCCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco de 10...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: