6.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
No menu items!
InícioNacionalSeminário temático “Bombas e Sistemas de Bombeamento: da teoria à seleção da(s)...

Seminário temático “Bombas e Sistemas de Bombeamento: da teoria à seleção da(s) bomba(s)”

A Escola Superior de Tecnologia do IPCB realizou um Seminário Temático subordinado ao tema “Bombas e Sistemas de Bombeamento: da teoria à seleção da(s) bomba(s)”, que contou com a participação de alunos da licenciatura em Engenharia Industrial, assim como com a presença de profissionais da cidade que trabalham quer no projeto quer na instalação/ manutenção de sistemas e equipamentos de climatização.

A iniciativa foi organizada pelo docente Luís P. C. Neto, da licenciatura em Engenharia Industrial lecionada nesta escola do IPCB, e contou com a presença do Eng. Hugo Sousa, da Building Service Business Developer da GRUNDFOS Portugal, que apresentou a Teoria de Bombas Centrífugas onde, para além de explanar alguns termos e conceitos básicos, falou dos principais erros de projeto e/ou de instalação que levam ao mau funcionamento das instalações de bombagem.

Seguiu-se o Eng. José Azeredo, responsável pelo apoio a projetistas e pela área de incêndio da GRUNDFOS Portugal, que fez uma introdução ao GPC (Grundfos Product Center), ferramenta online de seleção de bombas e respetivos acessórios.

A sessão terminou com respostas às questões levantadas pelos alunos e pelo esclarecimento de dúvidas aos profissionais presentes.

A realização deste seminário temático representa o culminar do estudo autónomo sobre Bombas Centrífugas que os alunos de Mecânica de Fluidos (1º ano da licenciatura em Engenharia Industrial) têm vindo a fazer no corrente semestre, o qual passou também pela realização de trabalhos laboratoriais de determinação das curvas características de bombas a funcionar isoladas e/ou em associação (série ou paralelo).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: