Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 23, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Apresentação do livro “Rotxa Scribida” de Nuno Rebocho na UCCLA

Apresentação do livro “Rotxa Scribida” de Nuno Rebocho na UCCLA
José Lagiosa

Uma homenagem a Cabo Verde, espelhada num livro de poemas, é a mais recente obra de Nuno Rebocho que será apresentada no dia 30 de maio, pelas 18 horas, nas instalações da UCCLA.

Com a chancela da Rosa de Porcelana Editora, a obra será apresentada pelo poeta e escritor Mário Máximo.

Apesar do título em crioulo, o autor presta homenagem a Cabo Verde, país onde residiu largos anos.

Antes da apresentação em Lisboa, “Rotxa Scribida” já foi divulgado no arquipélago cabo-verdiano, nas cidades da Praia e da Assomada.

Biografia:

Nuno Rebocho é jornalista, poeta e escritor, nasceu em Queluz, Portugal, cresceu e estudou em Moçambique, viveu longos anos em Cabo Verde. 

Ex-jornalista da imprensa escrita e da rádio, tanto em Portugal como em Cabo Verde, desempenhou funções de chefe de redação da RDP Antena 2.

Foi adjunto do Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes do VI e VII Governos Constitucionais de Portugal e assessor da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde.

É Cidadão Honorário da Cidade Velha e nomeado assessor lusófono da Korsang di Melaka.

É autor de uma vasta obra publicada em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Espanha e Argentina. 

Dezassete anos em Cabo Verde impregnaram o autor de cabo-verdianidade.

Foram usos e costumes, foram hábitos e tradições, foi toda uma cultura crioula e até mesmo o seu linguajar muito especial que em quase duas décadas moldaram-lhe o ânimo e espírito tal como a bruma seca que, por longos períodos durante o ano, sobrevoa as ilhas.

Rotxa Scribida (nome de um dos “mistérios” que povoam as ilhas) é o mais recente livro de poemas de Nuno Rebocho, escritos durante a sua estadia em Cabo Verde.

Comentar