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Equipa de Santo Tirso vence desafio final do BP Segurança ao Segundo 2019
Os estudantes da Escola Profissional do Instituto Nun’Alvares – OFICINA, de Santo Tirso foram os grandes vencedores do Desafio Final do BP Segurança ao Segundo 2019 (BPSS).

A iniciativa terminou na passada sexta-feira, dia 10 de maio, no Auditório da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, cidade que acolheu também a “Capital Jovem da Segurança Rodoviária”.
A equipa Riders, sagrou-se campeã da final nacional do programa de prevenção rodoviária da BP, com o projeto sobre a não utilização do cinto de segurança, um dos cinco principais fatores de risco na sinistralidade rodoviária juvenil.
A iniciativa destinada a futuros condutores, pretende não só sensibilizar os jovens que participam no BPSS como também toda a sociedade.
Para isso, a história vencedora foi transformada num spot publicitário que, em breve, vai passar na RTP.

As cinco equipas finalistas que estiveram em Castelo Branco a representar Guimarães, Lisboa, Oeiras, Portimão e Santo Tirso, tiveram oportunidade de experimentar um simulador de capotamento e receber formação sobre a correta forma de colocação do cinto de segurança e sobre as principais técnicas para se libertarem do mesmo numa situação de capotamento. Puderam ainda esclarecer todas as dúvidas acerca da segurança dentro e fora das pistas com o piloto Miguel Barbosa, um dos embaixadores do BPSS.
Ao piloto juntou-se Salvador Mendes de Almeida, presidente da Associação Salvador e também embaixador do BPSS, para a entrega de prémios, assim como os restantes parceiros e entidades associadas – Automóvel Clube de Portugal, Associação Nacional de Segurança Rodoviária, Direção Geral de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Câmara Municipal de Castelo Branco.
Um dos pontos altos da final do BP Segurança ao Segundo consistiu na gravação e edição de spots publicitários, acompanhados por profissionais da área, sobre os principais fatores de risco ao volante: excesso de velocidade, condução sob o efeito de álcool, uso do cinto de segurança, sonolência e cansaço ao volante e uso do telemóvel.
“No ano em que celebra 90 anos em Portugal, a BP continua a privilegiar o desenvolvimento de iniciativas com impacto direto na sociedade. A educação de jovens para comportamentos mais seguros enquanto condutores ou peões, é um objetivo que continuamos a perseguir porque acreditamos que ao promoverem esta cultura de prevenção rodoviária entre si, conseguem estar mais atentos aos fatores de risco e tornarem-se futuros condutores mais responsáveis e assim contribuírem para a redução da sinistralidade nas estradas”, explica a diretora de Marketing e Comunicação Externa da BP Portugal, Anabela Silva, destacando ainda que, no âmbito da sua política de máxima de segurança, “a empresa tem mantido no nosso país uma agenda para a segurança rodoviária, sendo o BPSS o projeto âncora desta área. Acreditamos que educação desempenha um papel fundamental para a promoção da cidadania, do pensamento crítico e autonomia individual e da comunidade. Ajuda os mais jovens a tornarem-se cidadãos ativos, informados e responsáveis.”
O Desafio BP Segurança ao Segundo 2019 decorreu durante vários meses e estiveram envolvidos 410 alunos, a representar 82 equipas, de 38 escolas.

Após a fase de candidaturas e escolhidas as cinco equipas finalistas o passo seguinte foi a construção de um storyboard que serviu de base para produzir, realizar e protagonizar um anúncio publicitário.
O spot vencedor vai ser transmitido na RTP.
Desenvolvido em parceria com o Automóvel Clube de Portugal, a Fórum Estudante e a Associação Salvador, e com o apoio institucional da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Educação, o “BP Segurança ao Segundo” pretende envolver e sensibilizar jovens, futuros condutores, através da criatividade e do audiovisual, para as questões da segurança na estrada, nomeadamente o cumprimento das regras do Código da Estrada, e para a necessidade de estes adotarem comportamentos defensivos, com o objetivo de contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária no nosso País.
Este ano conta também com o apoio à organização do Município e Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Com o lema “Porque na estrada todo o segundo conta!”, o “BP Segurança ao Segundo” já impactou desde a sua primeira edição, em 2012, mais de 19 mil jovens e envolveu cerca de quatro centenas de escolas secundárias a nível nacional.
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