Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 26, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Estratégia para repovoar Idanha é caso de sucesso para o ‘El País’

Estratégia para repovoar Idanha é caso de sucesso para o ‘El País’
José Lagiosa

“A fórmula de sucesso que conseguiu repovoar Idanha” é o título da reportagem que o jornal espanhol ‘El País’ dedica esta semana a Idanha-a-Nova.

 O trabalho, descreve como este município está a fixar e atrair população e investimento com uma estratégia assente na economia verde, na diferenciação e na coesão social.

O artigo do ‘El País’ é assinado pelo jornalista Javier Martin del Barrio, que esteve em Idanha para conhecer as razões deste concelho, pela primeira vez em 70 anos, estar prestes a atingir resultados positivos nos fluxos migratórios, ou seja, tornar favorável a diferença entre o número de pessoas que saem e as que se mudam para o território.

A reportagem examina algumas das potencialidades de Idanha-a-Nova, um território que detém três selos UNESCO e é a primeira Bio-Região de Portugal, distinções que constituem alavancas na criação de riqueza e emprego.

Imagem ‘El País’

Projetos inovadores na área da agricultura biológica, na educação, na cultura e na coesão social são referenciados no artigo do prestigiado jornal espanhol, que inclui ainda um testemunho de Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, para enquadrar a estratégia de desenvolvimento do concelho.

Recorde-se que o desempenho alcançado por Idanha no combate ao despovoamento – a par da afirmação dos territórios rurais como espaços de oportunidade, inovação e desenvolvimento – já havia merecido anteriormente atenção internacional.

A este propósito, sobressai o 2º Prémio de Marca Territorial do Ano, recebido em novembro de 2018, em Londres, que distinguiu a nível mundial a estratégia Recomeçar em Idanha.

Comentar