Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 18, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Mutualista Covilhanense integra consórcio Ageing@Coimbra

Mutualista Covilhanense integra consórcio Ageing@Coimbra
José Lagiosa

A Mutualista Covilhanense acaba de integrar o Ageing@Coimbra, consórcio que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável na Região Centro, a convite da entidade.

Este consórcio, um dos organizadores do Prémio regional de Boas Práticas na área, atribuído na última edição ao projeto da Unidade Móvel de Saúde da Associação, tem como membros a Universidade de Coimbra, a CCDR Centro, o Instituto Pedro Nunes, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Alzheimer Portugal, entre outros.

O grande objetivo do Consórcio é melhorar a vida dos cidadãos idosos na Região Centro de Portugal através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e terapêuticas.

Membro ativo da Parceria Europeia para o Envelhecimento Ativo e Saudável, cujo objetivo é aumentar a esperança média de vida em dois anos até 2020, o Ageing@Coimbra tem cinco grupos de atuação: adesão à terapêutica, prevenção de quedas, prevenção da fragilidade, monitorização remota de saúde e serviços amigos do idoso.


Boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo

“Ficamos muito honrados com o convite e, na qualidade de membros do Consórcio, pretendemos dar o nosso melhor contributo para a prossecução e concretização dos seus grandes objetivos na promoção do envelhecimento ativo e saudável na região”, explica Nelson Silva, Presidente da Direção da Mutualista Covilhanense.

Para Nelson Silva, esta é “também uma grande oportunidade para a Associação conhecer de perto outras boas práticas em envelhecimento ativo em Portugal e na Europa, que lhe permita melhorar continuamente o trabalho que tem desenvolvido até aqui”.

Foi em outubro do ano passado que a Mutualista Covilhanense venceu o 1º lugar do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro na categoria “Saúde +” com o projeto da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, atribuído durante o Congresso anual sobre a temática, organizado pela CCDR Centro em parceria com o Ageing@Coimbra.

A atribuição do Prémio valeu à Associação uma viagem a San Sebastián (Espanha), uma das cidades mais amigas do idoso segundo a Organização Mundial de Saúde, integrando uma comitiva da CCDR Centro e contactando de perto com projetos locais.

A Unidade Móvel está no terreno desde 2016, tem 25 parceiros, serve 10 localidades de freguesias rurais do concelho da Covilhã e atua com uma equipa multidisciplinar (médico, enfermeira, farmacêutica, técnica social, psicóloga).

Desde finais do ano passado que inclui também a iniciativa itinerante “Oficina de Atividades”, levando dois ateliês temáticos semanais às aldeias: Exercício Físico e Informática/Multimédia.

O projeto já ganhou mais três prémios nacionais: Inovar para Melhorar, atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas; 1º lugar do BPI La Caixa Seniores, do BPI e Fundação La Caixa; e o Fidelidade Comunidade, do Grupo Fidelidade.

Comentar