Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Maio 23, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Pelotão descansa na cidade mais alta do país

Pelotão descansa na cidade mais alta do país
José Lagiosa

Ana Bacalhau dá música à Noite da Volta 

Antes da Apresentação Oficial e a pouco mais de dois meses de começar a 81ª Volta a Portugal Santander, a Guarda apresenta-se como a Cidade do Dia de Descanso.

A caravana e pelotão vão repousar, a 6 de agosto, a mais de 1000 metros de altitude e a mais alta das cidades portuguesas será também palco das muitas atividades que preenchem a jornada de repouso da Volta.

Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Monteiro, “a Volta a Portugal em Bicicleta é um marco desportivo importante no nosso país e aquela que mobiliza e entusiasma toda a sociedade portuguesa. É para nós motivo de grande satisfação que a nossa cidade, a mais alta do país, saia, uma vez mais, valorizada por acolher este grande evento desportivo, dinamizador do território nacional”.

A animação vai chegar à cidade logo na véspera, segunda-feira, 5 de agosto, quando, cerca das 17h30, terminar no centro da Guarda, junto ao jardim José Lemos, a quinta e última etapa da primeira fase da prova.

Esta jornada de 160 quilómetros vai começar em Oliveira do Hospital e percorrer uma boa parte dos municípios com influência na vertente norte da Serra da Estrela, tendo a subida do “Porto da Carne”, já no concelho da Guarda, a vincar definitivamente o nível de exigência na parte final da etapa. 

As emoções durante a etapa e à flor do empedrado que conduzem à zona da meta são apenas parte da grande animação que vai invadir o município da Guarda.

Para essa noite está programado o Concerto da Volta, habitual iniciativa oferecida pelo município com entrada livre para festejar a presença da Volta na cidade.

Ana Bacalhau sobe ao palco na Praça Luis de Camões, junto à Sé da Guarda, às 22 horas.

Após o espetáculo, a animação vai continuar noite fora no GIN GIBRE, espaço de diversão bem junto ao concerto.

Na terça-feira, 6 de agosto, enquanto o pelotão profissional da Volta aproveita o Dia de Descanso, realiza-se, na Guarda, a já tradicional Etapa da Volta em cicloturismo, onde as centenas de amantes da modalidade têm a oportunidade de fazer uma etapa desfrutando das estruturas utilizadas na Volta a Portugal – a mesma reta da meta dos profissionais e a subida ao pódio para a cerimónia de entrega de prémios. 

A partida da 13ª Etapa da Volta Via Verde RTP acontece às 10 horas, no Jardim José de Lemos, percorre cerca de 70 Km, terminando no mesmo local. 

As inscrições estão abertas até às 24 horas de 3 de agosto e poderão ser efetuadas em www.volta-portugal.pt.

5 F’s na Volta a Portugal

Formosa, forte, farta, fria e fiel, a Guarda, conhecida pela cidade dos cinco f’s já marcou presença em 35 edições da maior competição velocipédica nacional.

Entre as várias participações, em muitos casos como local de chegada de etapa e no dia seguinte como palco de partida, o município já assistiu no historial da Volta a Portugal ao início de 26 etapas e viu chegar a caravana em 29 ocasiões.

Como Cidade do Dia de Descanso estreou-se em 1946, durante a 11ª Volta a Portugal, uma das mais longas edições de sempre – foram 29 dias de competição com quatro dias de repouso, o segundo na Guarda após onze dias na estrada.  

Comentar