Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Penamacor com semana dedicada à Orientação

Penamacor com semana dedicada à Orientação
José Lagiosa

O Dia Mundial da Orientação – WOD (sigla em inglês) também passa por Penamacor. O dia é assinalado a 15 de maio e, até ao dia 21, decorrem inúmeras atividades desta modalidade no concelho de Penamacor

Penamacor vai assinalar o WOD – World Oriennteering Day, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, o Clube de Orientação do Centro e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.

A iniciativa, que é assinalada em todo o mundo, pretende proporcionar às comunidades escolares e população em geral da região da Beira Baixa e zona transfronteiriça, uma experiência única através da mobilidade orientada para a descoberta, observação e sensação.

Esta atividade arranca logo no dia 15 com o Orifamily, entre as 10:00 e as 13:00, com um percurso dedicado ao Dia Internacional da Família que decorre no Jardim da República e pela vila de Penamacor.

Já no dia 16, acontece o Orilab, também no Jardim da República, entre as 10:00 e as 13:00, num trajeto realizado em ambiente de labirinto.

No dia 17, o Orinight arranca no Pavilhão Gimnodesportivo, pelas 21:30, com a rota Despertar dos Sentidos, que promete surpreender os participantes, com diversos momentos inesperados ao longo do percurso.

Para dia 18 está agendado o Oriplan, que arranca no Centro de Dia, em Pedrógão de São Pedro, pelas 8:00, e que é dedicado ao Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

No dia 19 de maio, o Orilife arranca do Santo Cristo, às 9:00, e a atividade é dedicada à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Finalmente, no dia 20, o Orimar, que decorre na sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, assinala o dia do Mar e da Marinha, com uma homenagem a Vasco da Gama e à descoberta do caminho marítimo para a Índia e, no dia 21 de maio, o Oriform, também no Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, vai ter como pontos uma associação de formas e de cores.

Esta semana dedicada à Orientação pretende proporcionar diversas atividades de mobilidade, tendo como base os princípios do desporto de orientação, sendo que os pontos a usar nos desafios e percursos são elementos do património natural e arquitetónico do território.

O objetivo é o de dar a conhecer o território de Penamacor de uma forma didática, mostrando aos participantes estes pontos de interesse do concelho, através de sete mapas distintos.

O programa completo é o seguinte:

15 MAIO / ORIFAMILY

PENAMACOR / Vila e Jardim da República / 10h00 às 13h00 Percurso dedicado ao Dia Internacional da Família

16 MAIO / ORILAB PENAMACOR / Jardim da República / 10h00 às 13h00 Percurso realizado em ambiente de labirinto

17 MAIO / ORINIGHT PENAMACOR / Pavilhão Gimnodesportivo / 21h30 às 24h00 Percurso “Despertar dos Sentidos”

18 MAIO / ORIPLAN PEDRÓGÃO DE S. PEDRO / Centro de Dia / 08h00 às 13h00 Percurso dedicado ao Dia Internacional do Fascínio das Plantas

19 MAIO / ORILIFE PENAMACOR / Santo Cristo / 09h00 às 12h00 Percurso dedicado à Liga Portuguesa Contra o Cancro

20 MAIO / ORIMAR PENAMACOR / Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches / 09h00 às 17h00 Percurso dedicado ao Dia do Mar e da Marinha, em homenagem a Vasco da Gama

21 MAIO / ORIFORM PENAMACOR / Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches / 09h00 às 17h00 Percurso de correspondência de formas e cores

Comentar