Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Santuário lusitano no Orvalho

Santuário lusitano no Orvalho
José Lagiosa

Na freguesia de Orvalho, onde se situa uma das mais significativas manchas de Azereiro (Prunus lusitanica) da Península Ibérica, vai realizar-se, no próximo sábado, o Ateliê da Floresta Laurissilva, integrado na iniciativa Dez Freguesias, Dez Experiências.

Em plena Serra do Muradal, outrora refúgio de lusitanos, a jornada termina com um almoço no Miradouro do Mosqueiro, ao qual se segue a recriação histórica “Santuário Lusitano”, a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte.

No culminar de uma semana em que por todo o Mundo se celebra a biodiversidade, a jornada contemplará uma abordagem no local por um dos maiores especialistas na matéria, o Professor Carlos Pinto Gomes, da Universidade de Évora e responsável pelo projeto Life-relict, o qual surgiu da vontade de preservar um habitat raro na Europa, dominado por plantas testemunhas das florestas de laurissilva que ocuparam a Península Ibérica em épocas geológicas passadas, quando o clima era tropical, como é o caso dos raros azereirais.

Numa região rica em geomonumentos, a importância geológica do local e a sua ligação ao coberto vegetativo existente será também abordada pela geóloga Joana de Castro Rodrigues, do Geopark Naturtejo.

Este ateliê temático de cultura e gastronomia integrará também a tradição da freguesia, ilustrada por alguns apontamentos cénicos levados a cabo pelo Grupo dos Amigos Incondicionais de Orvalho (GAIO).

A organização está a cargo do Município e da Junta de Freguesia de Orvalho e conta com o apoio do GAIO, do Geopark Naturtejo e da Phytos – Associação Portuguesa das Ciências de Vegetação.

Recorde-se que a atividade integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural – um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu/Portugal 2020.

Comentar