17 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Cultura Centro histórico de Coimbra recebe Festival de Fado nos dias 15 e...

Centro histórico de Coimbra recebe Festival de Fado nos dias 15 e 16 de junho

O centro histórico de Coimbra vai receber, nos próximos dias 15 e 16 de junho, o Festival de Fado “Encontros”, uma das propostas vencedoras da 1ª edição do Coimbra Jovem Participa, a versão dedicada aos jovens do orçamento participativo (OP) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

Este é o quarto dos cinco projetos vencedores do OP a sair do papel e a ser executado.

Os eventos são todos de entrada livre.

Foi com o objetivo de dinamizar o centro histórico de Coimbra com música e fado, que Beatriz Santos e Luís Henrique Silva submeteram duas propostas ao Coimbra Jovem Participa.

O resultado foi a junção de ambas num projeto comum para a realização de um Festival de Fado, que acabou por ser o segundo mais votado desta versão dedicada aos jovens da 1ª edição do OP do Município de Coimbra.

“Encontros” é o nome do Festival que promete juntar, através do fado, as gentes e a cidade com o seu Património Mundial da Humanidade, atribuído pela Unesco em 2013.

Será, por isso, um encontro de fados, de gerações, de músicos e de ouvintes.

Programa

O Festival de Fado estará um pouco por todo o coração da cidade, repartido entre múltiplos palcos instalados no Jardim da Manga, Pátio da Inquisição, Largo do Poço, escadaria da Igreja de S. Tiago, Praça 8 de Maio, escadaria do Palácios Confusos, Arco do Palácio de Sub-Ripas e Arco Almedina.

O Festival inicia-se no sábado, pelas 16h00, com uma serenata de rua, no Jardim da Manga, passando depois para o Pátio da Inquisição (16h45), para o Largo do Poço (17h30), e para a escadaria da Igreja de S. Tiago (18h15).

A partir das 19h45, o Festival instala-se na Praça 8 de Maio, com o grupo de José Vilhena, Ricardo J. Dias, Ni Ferreirinha e Guilherme Catela.

Pelas 21h30, o Fado de Lisboa também terá lugar na Praça 8 de Maio, com Beatriz e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra a encerrarem o primeiro dia de Festival.

No domingo, as serenatas de rua chegam à escadaria do Palácio Confusos (16h00), seguindo para o Arco do Palácio de Sub-Ripas (16h45), o Arco Almedina (17h30) e a escadaria da Igreja de S. Tiago (18h15).

Pelas 19h45, a Praça 8 de Maio acolhe uma serenata futrica, tocada por grupos etnográficos da região, seguindo-se pelas 20h15, Fado de Lisboa, com o grupo Quebra o Galho.

Às 21h30, na Praça 8 de Maio, o Fado ao Centro com o Clássico Fado encerram o Festival “Encontros”.

Este é, assim, o quarto projeto do OP 2018 do Município de Coimbra a sair do papel e a ser executado.

Já no que diz respeito ao OP 2019, está já em curso o período de votação.

Das 93 propostas submetidas, 49 foram aceites, as restantes foram excluídas por não cumprirem os pressupostos obrigatórios definidos pelo regulamento.

Dessas, e depois da união de propostas, vão a votação 29 do Coimbra Participa e 17 do Coimbra Jovem Participa.

A votação é feita por voto eletrónico, na plataforma, em https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt/, e o processo será validado pelo número do Cartão de Cidadão.

A autarquia disponibilizará também outros pontos de acesso para votação, como, por exemplo, na Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CM Coimbra, na Casa Municipal da Cultura e na Loja do Cidadão.

A votação termina a 30 de junho e em julho será feita a apresentação pública dos projetos vencedores.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Central de Biomassa do Fundão: Bloco denuncia que já passaram os 80 dias para obras de melhoramento

Continuam as queixas dos moradores devido ao ruído da Central de Biomassa do Fundão. Na sessão ordinária da...

Lisboa terá programa de Bolsas em homenagem a Alcindo Monteiro proposto pelo LIVRE

Os Deputados Municipais do LIVRE na Assembleia Municipal de Lisboa apresentaram na reunião do passado dia 22 de Setembro uma Recomendação para homenagear Alcindo...

Projeto quer gerar 800 empregos na música, teatro e literatura nos PALOP e Timor

O Instituto Camões escolheu o Dia da Música para apresentar hoje um “projeto inédito” que pretende criar 800 novos empregos nas áreas...

Cristina Rodrigues faz «Tavessia» de Madrid para Castelo Branco

Tem curadoria do espanhol Mateo Feijóo e estará patente no CCCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco de 10...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: