14.3 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioNacionalMunicípio de Oleiros vê aprovada candidatura de 10.000 euros para combater "vespa...

Município de Oleiros vê aprovada candidatura de 10.000 euros para combater "vespa asiática"

O Município de Oleiros viu aprovada a candidatura de apoio financeiro para destruição dos ninhos de Vespa velutina, tendo auferido o montante máximo por beneficiário – 10.000 euros.

Esta medida insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta” (previsto na subalínea iii), da alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento do Fundo Florestal Permanente) e pretende, com este financiamento, apoiar os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de Vespa velutina.

Recorde-se que, a conhecida “Vespa Asiática” é um predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.

Nos últimos dois anos, a autarquia, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e Gabinete Técnico Florestal, tem vindo a resolver as situações dos ninhos identificados, pelos seus próprios meios e recursos.

Ninho de Vespa asiática

 No entanto, o surgimento de casos de avistamentos de ninhos tem aumentado significativamente, pelo que se torna fundamental o investimento neste tipo de luta.

No presente ano, já foram destruídos alguns ninhos primários pelo SMPC/GTF, pedindo-se assim a colaboração da população na identificação dos mesmos, cuja destruição vai impedir o nascimento de centenas de obreiras desta espécie.

Poderão fazê-lo através do contacto com o Município, ou ainda, na plataforma on-line “SOS Vespa”, para posterior validação da informação por estes serviços.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: