11 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 28, 2021
No menu items!
InícioCulturaSanto António foi tema de Palestra em Caféde

Santo António foi tema de Palestra em Caféde

A União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, organizou uma palestra no dia 16 de Junho, subordinada ao tema – “Santo António”.

O evento decorreu na Associação Desportiva Recreactiva e Cultural de Caféde, o orador convidado foi o gestor agrícola, investigador e historiador Pedro Rego da Silva.

Na mesa esteve o orador, o presidente da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, João Paulo Martinho, o secretário da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Sérgio Silva e a tesoureira da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Célia Freire Cruz.

Várias são as localidades em que Santo António é o seu padroeiro, o mesmo se passa com a aldeia de Caféde.

Pedro Rego da Silva elaborou uma palestra sobre o Santo Franciscano numa perspectiva diferente, isto é, mostrando imagens de pinturas de Santo António da Idade Média, Renascimento, Idade Moderna, Antigo Regime e Século XIX.

Santo António nasceu em Lisboa no final do Século XII e faleceu em Pádua no Século XIII.

Os intervenientes e os organizadores da palestra

Santo António é conhecido com Santo de Lisboa e de Pádua (actual Itália).

Santo António está sepultado em Itália, aliás onde viveu mais tempo e pertenceu à Ordem dos Franciscanos, fundada por um seu contemporâneo, São Francisco de Assis.

Com as tecnologias do Século XXI consegue-se saber qual o rosto de Santo António a partir dos seus restos mortais que se encontram em Pádua.

 Símbolos de grande importância se verificam em quadros com a imagem de Santo António: terço, Menino Jesus, Bíblia, o lírio e áurea de Santo.

Santo António certamente usaria o hábito castanho, apesar dos Franciscanos usarem o hábito cinzento.

O Papa Gregório IX disse que Santo António era uma arca de sabedoria, o Papa Pio XII proclamou Santo António como Doutor da Igreja.

A Tonsura era uma forma de destacar os Franciscanos.

Ao entrar na Ordem dos Franciscanos e mesmo em outras Ordens os seus membros tinham três votos: Obediência, Pobreza e Castidade.

Santo António é um Santo Casamenteiro, hoje em dia ainda se realizam casamentos em Lisboa durante a Festa Litúrgica de Santo António     

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: