A Real Associação da Beira Interior, organizou no dia 21 de Junho, uma palestra subordinada ao tema – “São João Baptista”, tendo como orador convidado o gestor agrícola, empresário, investigador e historiador Pedro Rego da Silva.
Este evento teve o apoio do Paroquia de Nossa Senhora da Ajuda / São João Baptista de Monforte da Beira.
Na Mesa estive o orador, o vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira e o associado da Real Associação da Beira Interior, Carlos Vaz-Pardal.
Pedro Rego da Silva, iniciou a palestra ao referir-se a um livro da sua autoria – “Memórias Paroquiais do Concelho de Castelo Branco – Transcrições”, falando de Monforte da Beira no Antigo Regime (Século XVIII).
Monforte da Beira era uma aldeia de grande importância e de grande devoção cristã, existindo várias capelas na localidade, Santo António, São Pedro, São Silvestre, Misericórdia, São Francisco, São Sebastião e Santo Antão.
Também existia uma forte Comunidade Judaica no Século XVI.
Vários povos estiveram em Monforte da Beira desde a Antiguidade, porém no Século XIV a aldeia foi povoada por castelhanos, tendo a aldeia de Monforte da Beira sido fustigada nas guerras peninsulares no Século XVII.
Pedro Rego da Silva, mostrou várias imagens referente a pinturas onde aparece São João Baptista que era primo de Jesus de Nazaré que orientou os seus discípulos após a sua morte por decapitação.
Essas pinturas mostram o percurso de São Baptista – nascimento, infância, juventude, baptismo de Jesus de Nazaré e morte.
São João Baptista nasceu em Aim Karim – Galileia que pertencia ao Reino Herodiano, província do Império de Roma, no ano 2 antes de Cristo e faleceu em 28 depois de Cristo.
Existem registos do nascimento de São João Baptista, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel (prima de Maria que era mãe de Jesus de Nazaré).
São João Baptista conviveu com o seu primo Jesus de Nazaré durante a infância.
São João Baptista alimentava-se de alfarrobas, gafanhotos e mel, pois tinha uma vida de peregrinação com a preocupação de se alimentar espiritualmente.
São João Baptista converteu e baptizou judeus e gentios, situação que os hebreus não viam com bons olhos a aproximação a pessoas de outras religiões.
São João Baptista criticou a vida adulterina do Rei Herodes e acabou por ser encarcerado durante 10 meses, após o tempo de prisão foi decapitado.
São João Baptista é padroeiro de várias localidades de Portugal e do estrangeiro, sendo um santo destacado no Calendário Litúrgico onde existem duas Festas a do nascimento – 24 de Junho e a da morte – 29 de Agosto.
São João Baptista tem uma Festa única em Monforte da Beira, com os cavalos e fogueiras, uma Festa de grande importância que deve ter continuação e perdurar no tempo esta tradição de muita riqueza para Monforte da Beira, para a região e para o país.