15.6 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 2, 2020
No menu items!
Início Nacional Novas ferramentas de integração para as pessoas ciganas apresentadas em Tomar

Novas ferramentas de integração para as pessoas ciganas apresentadas em Tomar

O Dia Nacional da Pessoa Cigana foi celebrado ontem em Tomar, contando com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, numa cerimónia realizada no auditório do Instituto de Emprego e Formação Profissional em que a governante lançou três novas ferramentas essenciais para a integração das pessoas ciganas, que incidem nas áreas da educação, formação e emprego.

A sessão de abertura iniciou-se com breves palavras por parte da vereadora Filipa Fernandes, onde valorizou a integração da comunidade cigana, referindo nomeadamente a participação de algumas pessoas da etnia no cortejo da Festa dos Tabuleiros e afirmou que a estratégia do município vai de encontro à nacional.

Rosa Monteiro

Rosa Monteiro começou por dizer que é fundamental assinalar este dia e que falar dos ciganos é dar-lhes voz.

Alertou para a importância da integração da comunidade afirmando que se tem sentido uma evolução neste sentido, apesar de se continuar a presenciar atos de discriminação e preconceito, resultantes do desconhecimento e ignorância da sociedade em relação a esta etnia.

Referiu ainda que todas as comunidades ciganas são diferentes e apelou à incentivação dos ciganos na estratégia de integração.

Cada município desenvolve, por isso mesmo, o seu próprio plano de integração consoante a sua comunidade.

É de salientar que, dos 55 municípios inscritos, foram selecionados 12, entre eles Tomar.

Por fim, destacou as três novas ferramentas essenciais para a integração das pessoas ciganas, que incidem nas áreas da educação, formação e emprego:

– 100 Bolsas de Estudos para o Ensino Secundário – Programa “Roma Educa”, atribuídas já no próximo ano letivo, reforçando a continuidade dos estudos após o 3.º ciclo, e apoiando o sucesso educativo dos adolescentes ciganos.

Durante a sessão

– Arranque dos projetos do Programa de Inserção Socioprofissional das comunidades ciganas que visa a formação, capacitação e qualificação das pessoas ciganas e a sensibilização de entidades empregadoras para a sua contratação.

– Apresentação do Guia que apoia a conceção de novos Planos Locais de Integração das Comunidades Ciganas, cujo desenvolvimento decorre de um projeto-piloto, coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações, que visa promover a intervenção local e a participação democrática das comunidades ciganas, e promover parcerias para desenhar e implementar estratégias de aproximação entre as comunidades ciganas e não ciganas. Terminada a fase de conceção dos planos, os 12 municípios vão implementá-los, e o guia, elaborado pelo ACM, vai permitir replicar este modelo por mais municípios.

A comunidade cigana não faltou à chamada

“Temos todos pontos de partida, muito diferentes, mas temos de ter pontos de chegada iguais”, afirmou a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Central de Biomassa do Fundão: Bloco denuncia que já passaram os 80 dias para obras de melhoramento

Continuam as queixas dos moradores devido ao ruído da Central de Biomassa do Fundão. Na sessão ordinária da...

Lisboa terá programa de Bolsas em homenagem a Alcindo Monteiro proposto pelo LIVRE

Os Deputados Municipais do LIVRE na Assembleia Municipal de Lisboa apresentaram na reunião do passado dia 22 de Setembro uma Recomendação para homenagear Alcindo...

Projeto quer gerar 800 empregos na música, teatro e literatura nos PALOP e Timor

O Instituto Camões escolheu o Dia da Música para apresentar hoje um “projeto inédito” que pretende criar 800 novos empregos nas áreas...

Cristina Rodrigues faz «Travessia» de Madrid para Castelo Branco

Tem curadoria do espanhol Mateo Feijóo e estará patente no CCCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco de 10...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: