11.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 6, 2021
No menu items!
Início Cultura Filmes da UBI brilham em festivais nacionais

Filmes da UBI brilham em festivais nacionais

“Catarse”, de Maria Contreras e Kelly Ambrozzio, venceu um dos prémios do PORTO FEMME – International Film Festival e há dois trabalhos nomeados para FEST – New Directors New Films Festival, que começa hoje em Espinho.

Maria Contreras e Kelly Ambrozzio são as autoras de “Catarse”, trabalho desenvolvido no Mestrado em Cinema, da Universidade da Beira Interior (UBI), que foi galardoado no PORTO FEMME – International Film Festival.

O filme, realizado por duas estudantes da UBI provenientes do Brasil, venceu o prémio para Melhor Curta Experimental da Competição “Estudantes”, no evento anual organizado pela XX Element Project – Associação Cultural, para promover os trabalhos artísticos realizados por mulheres.

O certame decorreu entre os dias 18 e 22 de junho, e o filme da UBI fez porte de uma seleção de 116 filmes de origem europeia, americana, asiática e africana.

Com aproximadamente quatro minutos, a curta-metragem centra-se na catarse, “retratada por dois retratos distorcidos em vídeo, inspirados na obra existencialista do artista Francis Bacon”, de acordo com a sinopse.

O júri que avaliou as obras integrou a realizadora Raquel Freire, elementos de outros festivais de Cinema e elementos do mundo académico.

Noutro festival, o FEST – New Directors New Films Festival há dois filmes da UBI em competição.

“Direito à Memória”, de Rúben Sevivas, desenvolvido no Mestrado em Cinema, e “Teus Braços, Minhas Ondas”, de Débora Gonçalves, realizado no âmbito da Licenciatura em Cinema, então selecionado para a competição oficial do Grande Prémio Nacional, Competição de Curtas-Metragens Nacionais.

O FEST prolonga-se até 1 de julho, colocando o foco nos talentos emergentes do cinema mundial.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: