19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaColóquio de Arqueologia e História de Penamacor reúne investigadores de Portugal e...

Colóquio de Arqueologia e História de Penamacor reúne investigadores de Portugal e Espanha

Foi apresentado o programa do II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor – 40 anos depois – Ciências e Territórios em Mudança.

A apresentação ficou a cargo de Pedro Salvado, Diretor do Museu Arqueológico José Alves Monteiro, durante a cerimónia que assinalou o Dia do Concelho, que decorreu a 1 de junho.

O II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor, que irá decorrer a 4, 5 e 6 de outubro, pretende assinalar os 40 anos do evento que decorreu com o mesmo nome em 1979, além de reunir dados sobre o estado da investigação no concelho nas últimas quatro décadas, compreender o que foi feito e o que está por fazer e preparar uma série de ações que contemplem a investigação histórica e arqueológica em Penamacor, fomentando a interação académica e regional.

Neste evento estarão reunidos investigadores de Coimbra, Porto, Lisboa Évora, Castelo Branco, Cáceres, Salamanca, Ávila, Madrid e Penamacor, entre outros.

Estão programadas comunicações sobre Pré e Proto-História Peninsular: Circulações entre Territórios Malcata-Gata; O Domínio Romano: Religião, Poder e Circulação; Guerra, Paz e Permeabilidades: A Fronteira da Baságueda do Século XII ao Século XX; Patrimónios e Tradições em Terras da Raia Luso-Extremenha; e Desenvolvimento Local Património e Turismo. Está, ainda, agendado um Espetáculo Etnomusical e a atividade “Visitas Guiadas e Orientadas”, além de Apresentação de Posters e do Ebook “Arqueologia, História e Património de Mário Pires Bento”.

Finalmente, será inaugurada a exposição “Bibliografia Territorial – Penamacor 40 Anos Em Imagens”, no Museu Municipal.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading