Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Cortejo dos Rapazes é o grande destaque do primeiro fim-de-semana da Festa dos Tabuleiros

Cortejo dos Rapazes é o grande destaque do primeiro fim-de-semana da Festa dos Tabuleiros
José Lagiosa

A Festa dos Tabuleiros, em Tomar, tem o seu início já este sábado, dia 29 de junho.

O primeiro dia da Festa será marcado por uma intensa programação, que inclui a abertura de diversas exposições.

Uma delas, porém, abrirá ainda antes, na sexta-feira, pelas 18 horas, no Centro de Estudos em Fotografia (Casa dos Cubos): “A Festa, o saber e o gesto… De 1884 aos dias de hoje – a prática festiva em imagens”.

No sábado, a programação começa às 9h30 com a inauguração da Praceta João Pedro Mota Lima e pelas 11 horas abrirá a exposição ‘’Ética das Coisas’’, do arquitecto Bartolomeu da Costa Cabral, no Convento de Cristo.

Intensa será a tarde, com a exposição de pintura “Flores e Amores”, de Teresa d’Azevedo Coutinho, a inaugurar pelas 14h30 na Casa Manuel Guimarães.

Descendo a Corredoura, na casa Vieira Guimarães, abrirá às 15 horas a exposição “Aguarelas de Tomar” de José Inácio Costa Rosa.

Segue-se, no Moinho da Ordem do Complexo Cultural da Levada, pelas 15h30, a apresentação do livro “Sentir a Festa dos Tabuleiros… à conversa com…” dos alunos da turma E do 6.º ano, do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria.

Ali ao lado, na Moagem A Portuguesa, abre pelas 16 horas a Mostra de Sabores e Artesanato.

Meia hora depois, do outro lado da rotunda, na galeria do Instituto Politécnico de Tomar, inaugura a exposição “A Nossa Terra… a Nossa Festa” do Agrupamento de Escolas Templários.

Regressando ao Complexo Cultural da Levada, aí vão ser inauguradas consecutivamente as exposições “No Coração da Festa”, de Luís Ribeiro, Paulo Ferreira e Manuel Gil (17 horas); “Retalhos dos Dias” de João Costa Rosa (17h30); joalharia “Coleção Ordem do Templo”, de Inês Costa Araújo (18 horas) e por fim a exposição “LYKEION” dos Antigos Alunos do Liceu (18h30).

À noite, haverá animação no Mouchão, com o 35.º Festival Nacional de Folclore do Minjoelho (21h30) e o início das Noites no Coreto, no Jardim da Várzea Pequena, com Banda MT 80, DJ Paulino Coelho e DJ White (a partir das 23 horas).

No domingo, decorrerá um dos momentos mais marcantes da Festa, o Cortejo dos Rapazes, com saída às 10 horas da Mata dos Sete Montes e, à tarde, a partir das 15 horas, o Mouchão Parque recebe uma novidade, a primeira edição dos Jogos Populares dos Rapazes, ou seja, a versão infantil também desta componente tradicional da Festa.

Orquestra de Sopros dos Templários (às 17 horas no Cine-Teatro), Lara Martins e SmallBigBand Canto Firme (21 horas no Mouchão) e Banda T (23 horas no Coreto) são os espectáculos musicais do dia.

Comentar