Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Feira dos Sabores do Tejo regressa a 28, 29 e 30 de junho

Feira dos Sabores do Tejo regressa a 28, 29 e 30 de junho
José Lagiosa

Vila Velha de Ródão volta a receber a Feira dos Sabores do Tejo nos dias 28, 29 e 30 de junho, com uma edição dedicada ao tema da sustentabilidade e animação musical de excelência, com Mickael Carreira, Matias Damásio e Calema como cabeças de cartaz.

A Feira dos Sabores do Tejo de 2019 tem início na sexta-feira, 28 de junho, pelas 18h30, com a abertura oficial com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Pisoeiro de Freitas.

Este momento é acompanhado pela atuação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e é seguido, às 19h00, pela inauguração da Exposição sobre o Impacto das Alterações Climáticas, iniciativa no âmbito da operação de sensibilização para esta problemática que está a ser desenvolvida pelo Município, e pela visita aos expositores.

Neste dia, a animação musical tem início no Palco Terras de Oiro, às 21h30, com a atuação das Modas de Ródão e, às 22h00, dos alunos da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão.

O momento mais aguardado acontece às 00h00, com a subida ao palco de Mickael Carreira, a que segue a atuação dos DJ’s Allexia e Thiago Rivera.

No sábado, 29 de junho, às 18h00, a Banda Filarmónica Fratelense fará as honras de abertura do certame, enquanto, às 19h00, o Palco Terras de Oiro recebe a atuação dos alunos da Academia de Música Polifonia de Vila Velha de Ródão.

Às 20h00, há animação de rua com o grupo de percussão Toc & Ródão e, às 21h00, tem lugar uma sessão cultural de apresentação do livro “Sátiras”, no Palco Terras de Oiro.

Às 21h15 decorre o espetáculo de fogo “Imakulight” e, às 22h15, no stand da Exposição sobre o Impacto das Alterações Climáticas, é apresentado um Teatro de Marionetas.

O angolano Matias Damásio atua às 00h00, cedendo o palco ao DJ Ride e ao DJ Petter Nox a partir da 01h30.

No último dia do certame, 30 de junho, a abertura da restauração é antecipada para a 13h00, dando aos visitantes a oportunidade de degustarem a gastronomia regional também ao almoço, enquanto às 14h00 há animação de rua.

Às 18h30 acontece o medley musical “Volta ao Mundo”, pela Companhia de Dança Sofia Lourenço, e às 19h30, no Palco Terras de Oiro, decorre o workshop “Saberes e Sabores das Terras de Oiro”, com o chef João Mateus (Herdade da Urgueira) e Manuela Carmona (Adega 23).

Muita música na Feira Sabores do Tejo

O livro “O Melhor Doce”, prémio atribuído ao vencedor do concurso de Sabores Regionais “Portas de Ródão – O Melhor Doce”, promovido durante a edição do ano passado da Feira dos Sabores do Tejo é apresentado às 20h30, seguindo-se um momento de animação musical com os South River Jazz Band.

O concerto dos Calema tem início às 23h30 e, a partir da 01h00, é a vez da DJ Ana Isabel Arroja e do DJ GIGA assegurarem o entretenimento.

Um evento com preocupações ambientais

Na edição deste ano da Feira dos Sabores do Tejo, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão estabeleceu como meta a minimização dos impactos ambientais do evento, desde a fase de planeamento e montagem até à sua concretização.

Assim, para além da reutilização de materiais, a autarquia procurou utilizar nos suportes promocionais materiais recicláveis ou com certificação ambiental reconhecida e empenhou-se na eliminação do uso de papel nos processos de registo e inscrição dos expositores e outros participantes no evento.

A eliminação do plástico, seja ao nível dos suportes gráficos, da restauração ou da não utilização de copos de plástico, foi outro objetivo definido desde o início da planificação do evento.

A redução dos resíduos produzidos e a sua recolha seletiva e encaminhamento para  reciclagem foi também um dos objetivos da autarquia, que assumiu um protocolo com a VALNOR de modo a garantir a classificação da Feira dos Sabores do Tejo como um ECOEVENTO.

Produtos e produtores locais em destaque no stand Terras de Oiro

Mantendo o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se faz no concelho em termos de atividades, serviços e produtos, numa perspetiva integrada que põe em evidência o turismo, a economia, a gastronomia e a cultura da região, o certame continua a ter como protagonistas os produtos e os produtores locais.

São eles que estão em destaque no stand Terras de Oiro, uma montra da região onde os visitantes vão poder conhecer e degustar produtos típicos como o azeite, o mel, a bolaria tradicional, o presunto, os queijos ou o vinho.

Espaço Família e animação ao longo dos três dias

Ao longo dos três dias da Feira dos Sabores do Tejo, decorrem várias atividades em simultâneo.

Para além dos diversos espaços de Restauração, tem também lugar o já habitual Mercadinho do Pão e haverá Estátuas Humanas, estando a animação infantil e musical igualmente garantida.

A pensar no conforto das famílias com filhos pequenos, foi criado o Espaço Família, onde é possível, por exemplo, aquecer biberões ou utilizar um fraldário, e um serviço de babysitting.

Comentar