11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaFundão pensa Educação e Museus e homenageia Hugues de Varine

Fundão pensa Educação e Museus e homenageia Hugues de Varine

“A acção educativa em museus comunitários” é o  tema que estruturará  o seminário que o Conselho Internacional de Museus (ICOM) Portugal, em conjunto com o ICOM Europa, organização mundial dos museus e dos profissionais de museus, irá realizar, no Fundão, nos próximos dias 24, 25 e 26, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro.

Este seminário encontra-se no espírito das missões do ICOM e procura estabelecer  e analisar a relação entre museus, comunidades e educação principalmente em territórios de baixa densidades.  

“Memória e comunidade” ou como os museus se podem transformar em plataformas culturais para que as pessoas os possam entender o valor do património, “Educação e comunidade” ou como os museus e as escolas podem desenvolver estratégias participativas para dar voz à comunidade local e o património como expressão de diferentes culturas e migrações serão alguns dos temas que serão abordados durante estes três dias.  

O Seminário percorrerá a sede das aldeias do xisto na Barroca, a aldeia históricas de Castelo Novo, a Casa do Bombo de Lavacolhos, o Cabeço do Peão, a Casa  das Memórias António Guterres, entre outros locais da realidade museológica do concelho.

Hugues de Varine, Luís Raposo, Mário Moutinho, Mário Antas, Fernando Paulouro, Maria Beatriz Rocha Trindade, Olaia Fontal Merillas, Agostinho Janeira, Miguel Feio, Rosalia Vargas,  Luís Mota Figueira , Dina Ramos  Moana Campos Soto,  Pedro Salvado, Lola Alvarez, Jorge Torres,  Carla Augusto Agostinho Janeira , Filomena Barata, Rui Simão Manuel Ferreira, Ana Julia Yanase de Rezende ,Ana Marcela Villalpando

 Aranda, Nuno Francisco, Bruno Navarro,  Sílvia Garcia Ceballos, Maria do Carmo Mendes, Andreia Filipa Conceição, Eduardo Cunha, Mónica Cardoso e Eunice R. Lopes serão, entre outros,  alguns dos intervenientes.

Homenagem a nome maior da museologia mundial

O seminário terá o seu início na segunda-feira, pelas 10 horas, no Salão nobre do município do Fundão, com a sessão de reconhecimento  e entrega da medalha de ouro do Fundão a Hugues de Varine, museólogo de renome mundial, grande conhecedor das realidades culturais do território que o Fundão centra.

Hugues de Varine vai receber a medalha de ouro do Fundão

Hugues de Varine foi diretor do Conselho Internacional de Museus – ICOM, de 1965 a 1974.

É o criador do termo ecomuseu, ideia que surgiu a partir do esforço em gerar um novo termo para abarcar as formas experimentais de museus que seriam teorizadas no pensamento acerca da Nova Museologia,

desenvolvida, nos anos 80, sob sua influência. Entre 1982 a 1984, dirigiu o Instituto Franco-Português de Lisboa que desempenhou, em colaboração com o “Jornal do Fundão”, um papel notável na construção e afirmação do projeto europeu e nas relações culturais e identitárias entre o Fundão  e as comunidades de emigrantes.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading