Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 16, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Jardim Botânico da UC recebe ação simbólica da Embaixada da Índia

Jardim Botânico da UC recebe ação simbólica da Embaixada da Índia
José Lagiosa

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente e do 150.º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) recebe amanhã (quarta-feira, dia 5) uma ação simbólica de plantação de árvores promovida pela Embaixada da Índia em Portugal.

O evento decorre a partir das 11h30, com a presença de K. Nandini Singla, Embaixadora da Índia em Portugal, de Delfim Leão, Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, e de Domingos Xavier Viegas, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), natural de Goa.

Profundamente sensibilizada pelos graves incêndios florestais que têm afetado Portugal nos últimos anos e tendo em consideração a atividade de investigação nesta temática que tem sido desenvolvida na Universidade de Coimbra pela equipa liderada por Domingos Xavier Viegas, a Embaixada da Índia decidiu associar-se à UC para promover uma ação evocativa do Dia Mundial do Ambiente e da figura de Gandhi (que sempre mostrou um grande empenho na promoção de uma politica de paz e harmonia entre as pessoas e com a Natureza).

A iniciativa consistirá na plantação simbólica de um conjunto de árvores representativas da flora natural da Índia (Zyzygium jambos, conhecida Rosa Apple, Malabar Plum ou Jambo) e de Portugal (Medronheiro, Pilriteiro e Zêlha). Na cerimónia também estarão presentes estudantes e investigadores da UC originários da Índia.

“Esta é uma iniciativa muito importante para o nosso País e para a UC, pelo seu significado e simbolismo.  Estamos a lembrar e a homenagear a memória de Gandhi, que foi um promotor de reformas sem violência e da convivência entre as pessoas, os restantes seres vivos e a natureza, de modo a preservar o legado que recebemos. Por outro lado, estamos a comemorar o Dia Mundial do Ambiente, lembrando os terríveis incêndios que assolaram Portugal há precisamente dois anos e, de forma simbólica damos um pequeno contributo para que a natureza e o ambiente se conservem”, destaca Domingos Xavier Viegas, diretor do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, instituição ligada ao Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

“Ao mesmo tempo, a Embaixada da Índia reconhece o trabalho de investigação que se tem realizado na nossa Universidade, na temática dos incêndios florestais, por parte de uma equipa multidisciplinar que é liderada por mim, que sou natural de Goa (Índia). Oxalá esta ação permita incentivar e reforçar a colaboração que já existe – mas que pode ser claramente alargada, entre os nossos dois países, nomeadamente no âmbito da ciência”, conclui o Professor Catedrático da FCTUC.

A receção da comitiva da Embaixada da Índia será feita pelas 11h15, no Terraço Júlio Henriques (entrada do Jardim Botânico junto ao Portão dos Arcos).

Comentar