Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 27, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Mutualista inaugura Sala Multimedia com Curador da Fundação La Caixa

Mutualista inaugura Sala Multimedia com Curador da Fundação La Caixa
José Lagiosa

Arranque do projeto “Jovens e Idosos num Clique”, apoiado pelo Prémio BPI La Caixa Seniores, acontece por ocasião do aniversário da Associação

A Mutualista Covilhanense inaugura na próxima terça-feira (4 de junho), pelas 11h30, uma Sala Multimedia adaptada a seniores na sua sede, espaço criado para os seus utentes institucionalizados com o apoio do Prémio BPI La Caixa Seniores, atribuído em 2018 pelo projeto “Jovens e Idosos num Clique”.

A cerimónia contará com a presença do Curador da Fundação la Caixa – Portugal, Artur Santos Silva, e está integrada nas comemorações do 124º aniversário de história associativa da Associação e, simultaneamente, do seu 89º aniversário de fundação.

Destinado a combater a infoexclusão e o isolamento dos idosos, o projeto “Jovens e Idosos num Clique” tem como parceiros a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, cujos alunos participarão ativamente, e o Laboratório NetGNA – Next Generation Networks & Apllications, instalado na Universidade da Beira Interior (UBI).

A Mutualista Covilhanense foi apoiada pelo BPI La Caixa Seniores com um prémio pecuniário de 17 mil eurospara concretizar este novo projeto focado na intergeracionalidade e que permitirá a produção digital de conteúdos multimédia, mini reportagens e outros trabalhos e experiências em conjunto com jovens.

Na altura, foi um dos 33 projetos premiados entre 412 candidaturas nacionais. Durante a inauguração da próxima terça-feira decorrerá uma sessão inaugural do “Jovens e Idosos num Clique”, com dois alunos daquela escola.

O “Jovens e Idosos num Clique” é o segundo projeto da Associação a ser apoiado por este prémio nacional, atribuído anualmente a iniciativas de instituições privadas sem fins lucrativos  que melhorem a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

O primeiro foi o da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, em 2016.

Durante a sua visita à Mutualista Covilhanense, o Curador da Fundação La Caixa – Portugal terá a oportunidade de conhecer a evolução do projeto desde então.

A Unidade Móvel de Saúde, criada para servir as populações das freguesias rurais do concelho da Covilhã, sobretudo onde os serviços públicos de saúde são escassos ou inexistentes, serve atualmente 10 localidades e conta com em equipa multidisciplinar constituída por um médico de Clínica Geral, uma enfermeira, uma farmacêutica, uma psicóloga e uma técnica social.

O projeto integra ainda, desde novembro do ano passado, a iniciativa itinerante “Oficina de Atividades”, com ateliês semanais de Exercício Físico e de Informática/Multimedia.

Sem fins lucrativos, a Fundação La Caixa, com sede em Espanha, é a quarta maior do mundo e a terceira maior da Europa.

Iniciou progressivamente atividade em Portugal em 2018, na sequência da tomada de controlo do Banco BPI, tendo em fevereiro desse ano assinado inclusivamente um acordo com a Fundação de Ciência e Tecnologia, ato em que esteve presente o primeiro ministro, António Costa.

A Mutualista Covilhanense, criada em 7 de junho de 1930 e com história associativa desde 11 de junho de 1895, comemorará o ser aniversário ao longo do mês de junho.

No dia 7 de junho, pelas 17 horas, decorrerá uma cerimónia de homenagem aos associados cinquentenários (50 anos ou mais), com entrega de emblemas de ouro, e aos colaboradores com mais de 25 anos de serviço à Associação.

Comentar