Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 6, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

O Grande Segredo, de Jorge de Sena, no Clube de Leitura do Centro Artístico Albicastrense

O Grande Segredo, de Jorge de Sena, no Clube de Leitura do Centro Artístico Albicastrense
José Lagiosa

“O Grande Segredo”, de Jorge de Sena, é o texto escolhido para a sexta reunião do Clube de Leitura no Centro Artístico Albicastrense, que se realiza na próxima quinta-feira, dia 27, às 17 horas.

O conto de Jorge de Sena foi publicado no livro “Antigas e Novas Andanças do Demónio”, e a edição que o Clube de Leitura utiliza para comentários é a das Edições 70, de 1978.

Jorge de Sena nasceu a 2 de novembro de 1919, assinalando-se este ano o centenário do seu nascimento.

Licenciou-se em engenharia, no Porto, e inicia, em 1959, no Brasil, uma carreira universitária ligada à literatura.

Muda-se depois para os Estados Unidos, onde ensina nas universidades de Wisconsin e Santa Bárbara, onde chefia o Departamento de Espanhol e Português, no qual o nosso conterrâneo, o poeta João Camilo, será Professor catedrático e diretor do Centro de Estudos Portugueses.

Estudioso da Literatura Portuguesa, Jorge de Sena publicou textos que requalificaram a importância da obra de Luís de Camões na criação da Língua Portuguesa e traduziu ainda dezenas de poetas universais para o Português.

Capa do Livro Andanças do Demónio de Jorge de Sena

Da sua vasta obra destacamos a poesia e o romance (póstumo) “Sinais de Fogo”, editado em 1979.

O seu falecimento, em junho de 1978, interrompe uma carreira notável que constrói a partir da publicação “Andanças do Demónio”, publicado em 1960, nos Estúdios Cor, de que há um exemplar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, disponível para Leitura, e que é uma das edições mais preciosas ao dispor dos albicastrenses.

O Clube de Leitura no Centro Artístico Albicastrense é gratuito e aberto a todos os leitores interessados em participar.

Comentar