Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 10, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Prova de orientação testa sistema pioneiro em Penamacor

Prova de orientação testa sistema pioneiro em Penamacor
José Lagiosa

O PIOM – In Trail O – ECTO, prova de orientação que decorreu em Penamacor, nos dias 22 e 23 de julho, estreou um sistema pioneiro de cronometragem e controlo das provas dos atletas.

Este novo sistema foi desenvolvido por portugueses, tirando partido das tecnologias de comunicação via rede GSM e com recurso a uma aplicação instalada nos telemóveis.

Na prática, nas estações, o responsável pelo controlo das prestações dos participantes utiliza um telemóvel, inserindo, através da referida aplicação, as respostas e o tempo que o atleta demora a executar as várias etapas da prova.

No imediato, os dados são descarregados numa nuvem e transferidos para o computador que gere os tempos dos participantes, que os atualiza em tempo real.

Durante a prova

O sistema foi testado nesta prova, estando a ser utilizado no Campeonato do Mundo da modalidade que está a decorrer em Idanha-a-Nova.

O PIOM – In Trail O – ECTO contou com 130 atletas de 24 nacionalidades, sendo que 32% participaram na classe paralímpica e os restantes em classe aberta.

Registaram-se duas etapas, uma de Pre O, no sábado, e outra de Temp O, no domingo.

Esta foi uma competição de âmbito preambular ao Campeonato do Mundo que se realiza no concelho vizinho de Idanha-a-Nova, pretendendo colocar cada vez mais Penamacor no mapa da modalidade e reforçá-lo como um destino de referência para atletas nacionais e internacionais, que aqui encontram excelentes condições para competir e treinar durante todo o ano.

Pela primeira vez, Penamacor recebeu uma prova de orientação de precisão, uma modalidade inclusiva, transversal a qualquer tipo de condição física.

A classificação final pode ser consultada no link: http://eventos.coc.pt/piomtrailo2019/resultados/

Comentar