10 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Março 1, 2021
No menu items!
Início Desporto Idanha foi por estes dias a Capital Mundial da Orientação

Idanha foi por estes dias a Capital Mundial da Orientação

Idanha-a-Nova recebeu o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão (WTOC’19), uma vertente inclusiva da Orientação que na sua prova principal é disputada por atletas de mobilidade normal e da classe paralímpica em plano de igualdade.

O evento decorreu de 23 a 29 de junho, na zona de Monsanto, com a participação 164 atletas de 25 países, tendo obtido um balanço extremamente positivo na dimensão desportiva e na dinamização e projeção internacional do território.

A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Federação Portuguesa de Orientação, com o selo da Federação Internacional de Orientação que fez de Idanha a ‘Capital Mundial da Orientação’ durante uma semana.

Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, considera que o sucesso do Mundial de Orientação de Precisão “volta a projetar uma imagem muito positiva de Idanha, depois da organização de outras competições internacionais que já anteriormente valeram a Monsanto o título de Melhor Percurso Mundial de Orientação”.

Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Alemanha, Japão, Espanha, Brasil, Itália, Suécia ou Croácia foram algumas das delegações internacionais presentes em Idanha-a-Nova, tendo a grande final em São Pedro de Vir-a-Corça consagrado a portuguesa Inês Domingues com a medalha de prata só perdendo para a favorita Marit Wiksell, Sueca.

A Orientação de Precisão é disputada por atletas com mobilidade normal e com mobilidade reduzida, uma particularidade que também vem ao encontro do desígnio de qualificação do território de Idanha-a-Nova como destino turístico acessível e inclusivo.

O Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão (WTOC’19) foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020. As opiniões são da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: