6.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
No menu items!
InícioNacionalOs astros na pré-história dão mote à 4ª edição das Experiências (g)...

Os astros na pré-história dão mote à 4ª edição das Experiências (g) Astronómicas

Era através dos astros que nos primórdios da humanidade se traçavam rotas, se definiam épocas de plantio e colheitas, se controlavam as ‘horas’ dos dias, se desenhavam deuses e se procurava adivinhar o futuro.

Esses ensinamentos que ainda hoje fazem parte da sabedoria popular servem de mote para a quarta edição das Experiências (g) Astronómicas, que acontece a 13 de julho.

À semelhança das edições anteriores, Miguel Gonçalves, divulgador de ciência e comentador da RTP, José Matos, da FISUA – Associação De Física da Universidade de Aveiro e o Chef Rui Lopes serão os anfitriões desta iniciativa que alia o conhecimento científico, com destaque para a Astronomia, à Gastronomia, numa experiência que envolve todos os sentidos.

Esta edição terá como convidados especiais Clara Haddad, contadora de histórias e escritora, Francisca Eiriz, gestora de inovação da Space Solutions Centre Portugal, Maria Teresa Horta, escritora, jornalista e poetisa e Paulo Ferreira, fotógrafo.

A visita começa na aldeia do Casalinho, onde serão dadas as boas-vindas, seguindo-se uma caminhada de aproximadamente 5 quilómetros entre os Carregais e o Sobral Fernando.

O percurso passará por importantes pontos turísticos e geológicos do concelho como as Portas de Almourão, a Dobra da Albarda e o Cavalinho, e será acompanhado pelas explicações da monitora Marta Palhim do CCV da Floresta, especialista em geologia.

Durante o passeio serão declamados textos de prosa e poesia, inspirados no cosmos e na beleza da paisagem natural.

Após o jantar, que será servido debaixo das estrelas, o fotógrafo Paulo Ferreira desvendará algumas técnicas de como fotografar a lua.

Haverá espaço ainda para ser enfeitiçado por contos ancestrais da lua e do cosmos e desvendados alguns segredos e mistérios associados a este satélite, bem como este está presente no nosso quotidiano.

Inserida no projeto Beira Baixa Cultural – cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), esta iniciativa está limitada a 50 participantes e as inscrições estão a decorrer em www.ccvfloresta.com 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: