6.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Abril 20, 2021
No menu items!
Início Nacional Póvoa de Rio de Moinhos em festa com Festival dedicado ao seu...

Póvoa de Rio de Moinhos em festa com Festival dedicado ao seu património

A União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde celebra, nos dias 12,13 e 14 de julho, mais uma edição do Festival dos Moinhos.

Durante três dias Póvoa de Rio de Moinhos está em destaque para mais um certame de encontro com a sua história no Largo da Devesa, local habitual do certame.

O festival que pretende destacar a cultura e património das duas localidades, conferindo-lhe dinamismo, pretende ainda dar a conhecer, a todos os visitantes, as tradições locais e a importância que os moinhos tinham no desenvolvimento económico e como meio de sustento dos habitantes.

Com um programa repleto de atividades, no dia 12 de julho o festival abre as portas pelas 18h00, tendo início, às 18h30, a abertura oficial.

O grupo Adufes e Cantares de Póvoa de Rio de Moinhos e o grupo Remix, chegam ao recinto do certame às 21h00 e às 22h00, respetivamente, e prometendo muito ritmo e animação o DJ Mastikshine chega pela meia-noite.

No sábado, dia 13 de julho, terá lugar, pela manhã, o passeio pedestre “A Rota dos Moinhos e das Azenhas” que permitirá o aprofundar do conhecimento sobre a história da zona e daqueles que se dedicavam à moagem, a que se segue, pelas 13h00 o almoço convívio “O Moleiro à Mesa”.

Pela tarde chega um delicioso showcooking que irá desvendar alguns dos segredos que levam “Da Farinha à Massa”, seguindo-se, às 19h00, a Orquestra Viola Beiroa. Pela noite chega a sonoridade do grupo Reflexu’s e para encerrar o segundo dia de festa a música faz-se ouvir por DJ Sergy.

Para dia 14 de julho, último dia de certame, atividades também não faltam ao longo de todo o dia, iniciando-se as festividades com um almoço convívio “O Moleiro a Motor”, pelas 13h00.

Numa conversa que promete esclarecer e contextualizar todos sobre a importância dos moinhos e azenhas, inicia-se, pelas 16h00, um diálogo centrado nos “Moinhos e a Nossa Identidade”, seguindo-se o Recital Comentado de Violino e Guitarra, às 17h00, ambos dinamizados pela Casa de Cultura de Póvoa de Rio de Moinhos.

Conferindo ritmo e momentos únicos a todos os visitantes às 19h00 chega, ao Largo da Igreja, o grupo Danças e Cantares da Beira Baixa e mais tarde, para terminar mais uma edição do Festival dos Moinhos, chega o grupo Replay.

Com tasquinhas, restauração, artesanato e muita tradição, pretextos não faltam para que o Festival dos Moinhos seja um verdadeiro apelo às tradições que marcam o concelho e região, que perduraram no tempo e que hoje são celebradas.

O certame resulta da estratégia definida pela Câmara Municipal de Castelo Branco com as restantes juntas de freguesia, com um programa de eventos e festas setoriais que promovam dinamismo e destaque para todo o concelho.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: