10.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaEspecialistas da UNESCO visitam Oleiros

Especialistas da UNESCO visitam Oleiros

No âmbito da certificação da marca Geopark Naturtejo da Meseta Meridional sob os auspícios da UNESCO, o concelho de Oleiros foi visitado por dois especialistas daquela Organização, Sara Gentilini, italiana (coordenadora do Magma Global Geopark Centre, Noruega) e Henning Zellner (coordenador do Geopark Hartz, na Alemanha).

Este é um processo que ocorre a cada quatro anos e que pretende verificar se o plano de desenvolvimento do Geopark está a ser aplicado em conformidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território em que se insere.

No caso de um parecer favorável, este permite a revalidação da marca por mais quatro anos.


Recorde-se que esta é a terceira vez que o território é avaliado no âmbito da referida certificação internacional, tendo as primeiras ocorrido em 2011 e 2015.

Tal como nas visitas anteriores, os especialistas percorreram alguns pontos de interesse do concelho de Oleiros, tendo tomado contacto com os novos projetos e produtos que surgiram desde a última revalidação.

O Trilho Internacional dos Apalaches, o aumento significativo do número de turistas e de unidades de alojamento existentes no território ou a promoção dos produtos endógenos, foram só alguns dos aspetos valorizados.

No final, a dupla de avaliadores manifestou o seu agrado com todo o trabalho efetuado, realçando a boa cooperação existente entre os vários agentes envolvidos.

Uma vez mais, Oleiros marcou de forma positiva a sua presença e o território saiu a ganhar.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading