A cooperativa agrícola Vale da Sarvinda, em Vila Velha de Ródão, acolheu no dia 10 de julho a palestra e conversa “A coragem de ser outros: a visão de Agostinho da Silva”, uma iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins, no âmbito do Clube de Leitura de Autores Clássicos e do Clube de Leitura sem Pressa, e dinamizada por Paulo Borges, professor da Universidade de Lisboa e membro da Associação Agostinho da Silva.
A sessão contou com mais de meia centena de participantes e incidiu sobre os ensinamentos de Agostinho da Silva, filósofo, poeta e ensaísta português que, entre outros aspetos, preconizava que todos podemos mudar, se tivermos coragem para tal.
Profundo conhecedor da obra de Agostinho da Silva, com quem teve o privilégio de conviver, Paulo Borges refletiu sobre a vida, a obra e a sabedoria filosófica daquele que foi um dos principais intelectuais portugueses e figura muito acarinhada pelo grande público.

Os presentes na sessão puderam também ouvir o comovente testemunho do anfitrião da sessão, Luís Pires, cuja história de vida mostrou como é necessária coragem para fazer escolhas difíceis e, assim, dar cumprimento à multiplicidade de cada ser humano defendida por Agostinho da Silva.
A tarde terminou com um lanche vegetariano para o qual contribuíram a Biblioteca Municipal José Baptista Martins, os membros dos clubes de leitura presentes, a equipa do Vale da Sarvinda e todos os que quiseram participar neste encontro que se constituiu como um momento inesquecível de partilha e convívio.