Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Atividades Ciência Viva – Criar Futuro na ESTCB-IPCB

Atividades Ciência Viva – Criar Futuro na ESTCB-IPCB
José Lagiosa

Os docentes Pedro Torres, José Vieira e Luís Correia da Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, organizaram 3 estágios para ocupação de jovens nas férias, no âmbito da iniciativa Ciência Viva no Laboratório – Criar Futuro.

 “Construção e Controlo de Drones I” e “Construção e Controlo de Drones II”, foram os dois primeiros estágios desenvolvidos na área da engenharia, nos quais os alunos tiveram oportunidade de construir drones de raiz e aprender os seus componentes, dimensionamento e funcionamento.

A parte teórica destes estágios terminou com uma sessão, dinamizada pelo docente Manuel Veloso, sobre “Segurança de voo e aplicações civis” que teve direito a demonstrações experimentais de voo.   

No final, realizaram-se atividades de voo e lazer com drones, nas quais os alunos aprenderam e experienciam na prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos dias.

“Vamos Construir uma Lâmpada a Cores Inteligente” foi o terceiro e último estágio realizado no âmbito da iniciativa Ciência Viva no Laboratório – Criar Futuro.

Neste estágio, os alunos conheceram um microcontrolador e aprenderam a programá-lo.

No final, os alunos desenvolveram um programa inteligente para controlar via telemóvel uma lâmpada RGB a LED.

Estes 3 estágios envolveram 13 alunos do ensino secundário, provenientes dos concelhos de Porto de Mós, Leiria, Setúbal, Grândola, Castelo Branco e Ilha de São Miguel – Açores, que, durante o mê de julho, viveram experiências positivas e encorajadoras, numa perspetiva e prosseguir estudos nesta área.

Para os docentes, é objetivo continuar a desenvolver atividades de divulgação e de incentivo à inserção de jovens nas áreas de engenharia, pois trata-se, segundo eles, de uma área com um futuro bastante promissor.

Comentar