Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 5, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Capela Escutista de Idanha ganha novo prémio mundial

Capela Escutista de Idanha ganha novo prémio mundial
José Lagiosa

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, situada em Idanha-a-Nova, no Campo Nacional de Atividades Escutistas, continua a somar prémios mundiais: desta vez ganhou os International Architecture Awards 2019, na categoria de Edifícios Religiosos.

Atribuído este mês de julho, o prémio é promovido em conjunto pelo Museu de Arquitectura e Design de Chicago e pelo Centro Europeu de Arquitectura, sendo considerado o mais antigo galardão mundial no ramo da nova arquitetura, arquitetura paisagística, interiores e planeamento urbano.

Capela de Nossa Senhora de Fátima em Idanha-a-Nova, no Campo Nacional de Atividades Escutistas

A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no verão de 2017 e, desde então, tem sido destacada em publicações e prémios nacionais e internacionais de design e arquitetura.

Entre outras distinções, o projeto de arquitetura já conquistou os prémios World Architecture Community Awards, venceu o Troféu Archizinc em Paris e o Architizer A+, com sede em Nova Iorque.

A inspiração para esta construção, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida.

Também as extremas do edifício, de forma pontiaguda, fazem uma alusão ao lenço escutista, símbolo da promessa e compromisso neste movimento.  

Foi idealizada como uma grande tenda, de portas abertas a todos.

Lista de vencedores: https://www.internationalarchitectureawards.com/winners/

*Fotos: João Morgado

Comentar