Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Exposição de Fotografia Instameet Ribeiro Sanches inaugurada em Penamacor

Exposição de Fotografia Instameet Ribeiro Sanches inaugurada em Penamacor
José Lagiosa

A Exposição Coletiva de Fotografia Instameet Ribeiro Sanches, foi inaugurada no dia 2 de julho, na Biblioteca Municipal de Penamacor.

Esta mostra, que estará patente até ao dia 29 deste mês, reúne uma seleção de fotografias captadas no decorrer do evento Instameet_Ribeiro Sanches.

Numa parceria entre a SARSPEN – Sociedade dos Amigos de Ribeiro Sanches e o grupo Instameet Castelo Branco, no final do ano passado, foi promovido o Instameet_Ribeiro Sanches: um encontro de fotografia que reuniu mais de vinte participantes e que pretendeu dar a conhecer a figura de Ribeiro Sanches e o património da vila de Penamacor.

A iniciativa, que contou com os apoios da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, incluiu passagem por vários locais emblemáticos da vila como o Convento de Santo António, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja da Misericórdia, o Cimo de Vila ou, ainda, algumas das artérias que apresentam marcas de presença judaica na sua arquitetura.

A vereadora Sandra Vicente, ao centro, na abertura da exposição

As fotografias captadas durante o evento foram então partilhadas na rede social Instagram, com as hashtags #imcb_ribeirosanches; #penamacor; e #instameet_castelobranco.

Agora, em resultado desta atividade, apresenta-se a Exposição Coletiva de Fotografia Instameet Ribeiro Sanches que reúne uma seleção de fotografias captadas no decorrer do evento.

Durante a inauguração, tomaram a palavra Sandra Vicente, vereadora do Associativismo da Câmara Municipal, Maria João Cunha, da SARSPEN, e Jorge Portugal, do grupo Instameet Castelo Branco.

Sandra Vicente elogiou a iniciativa e deu os parabéns a estas duas últimas entidades pelo trabalho desenvolvido, garantindo que irá sempre, dentro das suas competências de vereadora, continuar a estar presente e a acompanhar o trabalho desenvolvido.

A terminar, fez um pequeno resumo da criação da SARSPEN.

Recorde-se que a SARSPEN surgiu de uma iniciativa da ADRACES, em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor, que se designava CULBIS (12 meses, 12 temáticas culturais).

A primeira ação foi numa tertúlia designada – “Ribeiro Sanches – de Penamacor a São Petersburgo e Paris”, que ocorreu no dia 26 de janeiro de 2013, no Convento de Stº António, em Penamacor.

Dessa tertúlia surgiu o desafio de criar uma associação ligada a Ribeiro Sanches e o ato constitutivo e estatutos aconteceram a 13 de julho de 2017, sendo registada a SARPEN – Sociedade dos Amigos de Ribeiro Sanches, da Historia e Cultura do Concelho de Penamacor.

Esta mostra pode ser visitada durante o horário de funcionamento normal da Biblioteca Municipal de Penamacor.

Comentar