Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 18, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

LIVRE apresenta candidatos e programa às legislativas em Congresso em Cascais

LIVRE apresenta candidatos e programa às legislativas em Congresso em Cascais
José Lagiosa

O VIII Congresso do LIVRE reúne no próximo dia 7 de julho, no Centro Cultural de Cascais, para aprovar o programa eleitoral do LIVRE às eleições legislativas de outubro e apresentar os cabeças de lista às eleições.


O programa do LIVRE terá como foco as questões da igualdade e justiça social, democracia e representatividade e as respostas à emergência climática e à catástrofe ecológica.


Este foi um programa escrito de forma colaborativa, método no qual o LIVRE é pioneiro em Portugal, e será sujeito a emendas pelos membros e apoiantes do LIVRE, sendo a versão final aprovada no Congresso.

Os candidatos do LIVRE às legislativas foram escolhidos por primárias abertas, método no qual o LIVRE é igualmente pioneiro.


Em março passado foram escolhidos os candidatos dos círculos de Lisboa, Porto e Setúbal, sendo de destacar que a cabeça de lista por Lisboa é Joacine Katar Moreira, a primeira cabeça de lista negra em legislativas da história da democracia portuguesa, investigadora e ativista feminista interseccional e antirracista.


O número dois desta lista é Carlos Teixeira, ex-dirigente da Liga para a Proteção da Natureza, ativista de longa data das causas ambientais e biólogo.

No Porto, o LIVRE apresenta como cabeça de lista Jorge Pinto, engenheiro do ambiente e emigrante em Bruxelas, e no círculo de Setúbal Ana Raposo Marques, médica de família e natural no Montijo.

Por Braga, a cabeça de lista será Teresa Salomé Mota, geóloga e empresária local.


No círculo de Coimbra, o primeiro candidato é Miguel Monteiro, natural de Viseu e estudante de Estudos Clássicos na Universidade de Coimbra.

Pelo Círculo de Faro o LIVRE apresenta a cabeça de lista mais jovem de todas as candidaturas anunciadas até ao momento, com Ana Sofia Marcelino, de 20 anos, estudante de economia natural de Albufeira.

Nas Regiões Autónomas as candidaturas do LIVRE serão encabeçadas, nos Açores, por José Manuel Azevedo, professor universitário de biologia na Universidade dos Açores, e, na Madeira, por Pedro Nunes Rodrigues, assessor de comunicação natural do Funchal.

Dos 20 cabeças de lista já conhecidos, 9 das listas são encabeçadas por mulheres.

Comentar