Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Moinhos e moleiros em destaque na Póvoa de Rio de Moinhos

Moinhos e moleiros em destaque na Póvoa de Rio de Moinhos
José Lagiosa
Pub

A União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede esteve em destaque, entre os dias 12 e 14 de julho, com mais uma edição do Festival dos Moinhos, recordando tradições passadas e enaltecendo a importância das infraestruturas que em tempos foram importantes meios de sustento e de desenvolvimento económico no concelho.

Com uma programação rica em cultura e alusiva aos moinhos, música e animação também não faltaram com grupos de adufes e cantares, orquestras, bandas e dj’s que conferiram momentos de muito ritmo ao certame.

Para Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o certame é “uma homenagem à história da Póvoa de Rio de Moinhos (…) e às pessoas que aqui viveram e que aqui nasceram, que tinham a tradição desta atividade”, reforçando que este é também um importante momento para dinamizar a freguesia.

O festival permitiu evidenciar o património e a natureza existentes nas duas localidades, com destaque para o Passeio Pedestre “Rota dos Moinhos e das Azenhas”, que passou por alguns dos locais mais emblemáticos e que mais caracterizam aquela que era a vida dos que dedicavam o seu ofício à moagem, para o showcooking que revelou os segredos que levam “Da Farinha à Massa” e para a Conversa Comunitária “Os Moinhos e a Nossa Identidade”.

Para João Paulo Martinho, presidente da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede, o festival pretende “dinamizar a aldeia, trazer pessoas à nossa aldeia e dar conhecer a nossa história”, acrescentando ainda que, relativamente ao passeio pedestre, “o objetivo será fazer uma pequena rota e uma grande rota”.

O festival que pretende destacar a cultura e património das duas localidades, conferindo-lhes dinamismo, contou ainda com artesanato, tasquinhas e restauração e com uma agenda repleta de atividades que proporcionaram a todos os visitantes momentos únicos e de encontro com as tradições do concelho.

O Festival dos Moinhos resulta de uma estratégia interligada de eventos setoriais que promovem dinamismo e desenvolvimento económico e que abrangem todo o Concelho.

Comentar