Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Open Orquestra junta 40 músicos de 4 países em Idanha

Open Orquestra junta 40 músicos de 4 países em Idanha
José Lagiosa
Pub

A Open Orquestra é um novo projeto musical nascido em Idanha-a-Nova, Cidade da Música da UNESCO, e composto por 40 músicos provenientes de Portugal, Itália, Grécia e Bulgária, tendo ainda músicos de Espanha como convidados.

A Open Orquestra é um projeto apoiado pelo programa Erasmus+ e pelo Município de Idanha-a-Nova que se distingue por apresentar um conceito focado na aprendizagem e na partilha, não só musical mas também cultural, entre os músicos participantes e a comunidade envolvente.

A nova estrutura musical foi criada sob a direção da Filarmónica Idanhense e o primeiro estágio decorre de 14 a 22 de julho em Idanha-a-Nova, para no futuro a Open Orquestra passar também pelos outros três países de onde são oriundos os participantes.

De frisar que os músicos portugueses são provenientes do concelho de Idanha-a-Nova, uma marca deste projeto que promete atravessar fronteiras e levar ainda mais longe o estatuto de Idanha-a-Nova enquanto ‘City of Music’.

Neste primeiro estágio, que coincide com a realização da XXIII Feira Raiana, o principal evento de cooperação transfronteiriça nacional, vão ser desenvolvidos 12 ensaios (naipe e conjunto), quatro master-classes, cinco workshops, duas palestras, dois concertos comentados e, por fim, a Open Orquestra terá a honra de encerrar a Feira Raiana, no dia 21 de julho. Intitulado Idanha.Rock, será um concerto inédito que vai colocar músicos das várias nacionalidades a tocar clássicos do rock português.

Assim, durante este período os 40 músicos – 5 professores e mais de 30 jovens de Portugal, Itália, Grécia e Bulgária – vão desenvolver atividades em proximidade com a comunidade idanhense.

Em concreto, os participantes vão estimular a partilha musical junto de várias instituições culturais do concelho, mas também junto dos ATLs de Verão da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova através da organização de workshops que promovem o desenvolvimento criativo das crianças e jovens.

Comentar