Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Portugal Bike Value no maior evento europeu de mobilidade

Portugal Bike Value no maior evento europeu de mobilidade
José Lagiosa

A Eurobike volta a ter lugar em Friederichshafen, na Alemanha, este ano de quatro a sete de Setembro. Tal como tem acontecido nos últimos anos uma delegação portuguesa, liderada pela ABIMOTA, vai estar presente no espaço Portugal Bike Value

A Eurobike é considerada como o evento líder da bicicleta e da mobilidade a nível mundial.

É o ponto de encontro anual que junta comércio, indústria e os media, pelo que aqui são apresentadas as últimas tendências e tecnologias que estão em voga na mobilidade, com especial destaque para o sector das duas rodas.

Num espaço em que visitantes profissionais e expositores têm a oportunidade única e privilegiada de manter contactos e fazer negócios, o Portugal Bike Value vai ocupar um espaço com mais de 700m2, que alberga 14 marcas nacionais, numa amostra do melhor que Portugal produz.

Na delegação inclui-se ainda o LEA – Laboratório de Ensaios da ABIMOTA, com natural enfoque nos testes e certificações ligados à bicicleta.

Dados económicos

“Atualmente Portugal é o segundo país da Europa que mais bicicletas exporta, referenciado como país de destino para a instalação de novas empresas neste sector, dando continuidade ao esforço que tem sido desenvolvido e que permitiu a instalação em Portugal de grandes montadores mundiais que estão a procurar o nosso país para montar bicicletas e desenvolver os seus centros de operação”, segundo fonte da ABIMOTA.

Em 2018 foram produzidas dois milhões de bicicletas em Portugal.

O mercado nacional no ano transato representou 400 mil unidades vendidas.

Nas bicicletas elétricas, o número total de vendas foi, em 2018, de cerca de 50 mil unidades, tendo sido 23.000 para exportação, o que corresponde a um volume de negócios superior a 1,3 milhões de euros.

O valor médio por unidade das bicicletas elétricas exportadas pela industria portuguesa é, sensivelmente o dobro do valor das e-bikes importadas.

Para o ano em curso a previsão é difícil ser exata, uma vez que as taxas de variação não estão estabilizadas, fruto da grande procura e crescimento que o setor vive. Acresce ainda, que muitas unidades industriais só agora estão a atingir o seu nível de produção expectável.

A certeza é que, à data, já foi ultrapassado o valor total registado em 2018.

No entanto, comparando as variações de 2017 para 2018 em que o crescimento do número total de unidades produzidas foi da ordem dos 55% é expectável que em 2019 o crescimento se mantenha em níveis homólogos.

Marcas participantes e “A Bite of Portugal”

No espaço Portugal Bike Value, vão estar 14 empresas associadas da Abimota, a saber: Esmaltina; Goldnutrition; Incycles; Interbike; Jasil; Miranda & Irmão; ND Tuned; Polipromotion; Polisport; Prototype; Rodi, Sangal, Tabor e Unibike.

Durante o evento, no dia cinco de Setembro, vai decorrer a ação promocional “A Bite of Portugal”, em que os participantes vão ser convidados a ter uma experiência gustativa de Portugal e estimular um contacto mais próximo e informal com a realidade da indústria portuguesa ligada ao sector das duas rodas.

Comentar