27.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Agosto 14, 2020
No menu items!
Início Cultura “A Diabólica” vai passar em Monsanto

“A Diabólica” vai passar em Monsanto

No próximo dia 18 de agosto, a partir das 4h00, de sábado para domingo, vai realizar‑se em Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, uma visita guiada que, ao mesmo tempo, recriará, através de uma encenação, “A Diabólica”, uma das lendas mais conhecidas daquela aldeia histórica.

Conta a lenda que muitas vezes, ao anoitecer, se sentia um vento tão forte e se ouvia um chilrear tão próximo, que parecia que muitos pássaros estavam a voar energicamente por cima da cabeça de quem passava na rua.

No dia seguinte, apareciam alguns bichos, como cobras e lagartos, pendurados e espetados nos ramos das árvores, indiciando que um fenómeno estranho teria ocorrido.

Assim, na madrugada de dia 18, com ponto de encontro marcado para as 3h30, em S. Pedro de Vir-a-Corça, terá início um passeio com destino ao castelo de Monsanto que passará por ruas e quelhas onde decorrerá, juntamente, a recriação da lenda d’“A Diabólica”, com recurso a atores e figurantes que irão remeter os mais corajosos ao universo fantástico desta que é conhecida por ser a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal.

Sendo organizada pelo Município de Idanha-a-Nova, a iniciativa“A Diabólica” integra o projeto Beira Baixa Cultural: Visitas Guiadas e Encenadas, promovido pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, e é cofinanciada pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Esta visita guiada conta com o apoio da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e as inscrições podem ser efetuadas, por email ou telefone, através dos contactos geolife.turismo@gmail.com e +351 962 956 649.

*Foto: Filipe Carreto

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Concertos e prémio literário em destaque este fim de semana em Proença-a-Nova

Em dia de feriado da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Proença-a-Nova, o Parque Urbano Comendador João Martins irá receber duas iniciativas...

Covid-19: Governo não pondera ainda proibir de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos...

IGAMAOT levanta 61 autos de notícia por incumprimentos

Ao abrigo da lei sobre acidentes com matérias perigosas A Inspeção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e...

Câmara Municipal do Fundão comemora Dia Internacional da Juventude

A Câmara Municipal do Fundão associou-se ao IPDJ, ao CNJ e à FNAJ nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, dia 12...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: