27.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Agosto 14, 2020
No menu items!
Início Cultura MOÇOILAS no dia 5 de Setembro no Festival F com a participação...

MOÇOILAS no dia 5 de Setembro no Festival F com a participação de Maria João

Um concerto improvável, surpreendente e ousado, juntando a diva do jazz e da música improvisada Maria João às singulares e irreverentes Moçoilas, grupo de três mulheres (Margarida Guerreiro, Inês Rosa e Teresa Silva) que interpretam a capella canções tradicionais do sul, de matriz mediterrânica.

O mote para o espetáculo é o cruzamento de diversas latitudes musicais (Portugal, Brasil, África e outras) em que tradição e contemporaneidade se interpenetram para originar novas e criativas abordagens, num formato de grande cumplicidade artística e proximidade com o público.

MOÇOILAS

Composto por Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa Silva (o terceiro ciclo de uma geração de mulheres/moçoilas), o grupo Moçoilas nasce da vontade de reacender e recuperar os cantos do Sul, mais precisamente da região do Algarve.

Moçoilas

Esquecidos ou escondidos no tempo e nas profundezas de uma serra repleta de profundezas de uma serra repleta de sons, cheiros, cores e saberes únicos, estes cantos fazem parte e representam uma grande parte do nosso patrimônio cultural, refletindo a alma e as tradições de uma Serra do Caldeirão, onde o canto sempre foi uma identidade nacional.

Reinterpretando muitos dos antigos temas e enriquecendo-os com a sua própria energia, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas melodias e novas canções, o grupo Moçoilas está de parabéns, comemorando 25 anos de uma prestigiada e longa carreira, repleta de aventuras, sucessos, experiências e partilha de memórias.

E nada melhor do que celebrar esta data com o lançamento de um novo álbum, que dá pelo nome de “Atão, Porque Não?”

O álbum “Atão porque não?” teve a sua edição digital a 30 de Abril, aquando do concerto no Teatro Figuras na mesma data, e estará disponível nas lojas em formato fisico a 27 de Setembro.

MARIA JOÂO

A carreira de Maria João tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de música do mundo.

Um percurso iniciado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e que, em poucos anos, extrapolou fronteiras, fazendo de Maria João uma das poucas cantoras portuguesas aclamadas no estrangeiro. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Concertos e prémio literário em destaque este fim de semana em Proença-a-Nova

Em dia de feriado da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Proença-a-Nova, o Parque Urbano Comendador João Martins irá receber duas iniciativas...

Covid-19: Governo não pondera ainda proibir de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos...

IGAMAOT levanta 61 autos de notícia por incumprimentos

Ao abrigo da lei sobre acidentes com matérias perigosas A Inspeção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e...

Câmara Municipal do Fundão comemora Dia Internacional da Juventude

A Câmara Municipal do Fundão associou-se ao IPDJ, ao CNJ e à FNAJ nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, dia 12...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: