Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Falta menos de um mês para a entrega do Prémio Norte-Sul

Falta menos de um mês para a entrega do Prémio Norte-Sul
José Lagiosa

Em cerimónia a decorrer na Assembleia da República

Estamos a pouco menos de um mês, no dia 13 de setembro, que o Conselho da Europa, através do Centro Norte-Sul, reconhecerá o trabalho em prol da Democracia, dos Direitos Humanos e do Estado de Direito por parte de Jaha Dukureh e Damien Carême, galardoados com o Prémio Norte-Sul, edição de 2018.

Este ser-lhes-á entregue em cerimónia que decorrerá na Sala do Senado da Assembleia da República.

Jaha Mapenzi Dukureh, natural da Gâmbia, é fundadora e diretora da Safe Hands for Girls, uma ONG que trabalha na Gâmbia, Serra Leoa e EUA.

Criado em 2013, o programa Safe Hands for Girls defende o fim da mutilação genital feminina e do casamento precoce, infantil e forçado.

O seu trabalha a nível local pretende mudar atitudes, mobilizar oposição a ambas as práticas e prestar apoio às vítimas.

Jaha é também Embaixadora da ONU para as Mulheres em África.

Damien Carême é Eurodeputado francês e antigo presidente da Câmara de Grande-Synthe.

Além de seu importante papel na implementação da ecologia social no município francês, que liderou entre 2001 a 2019, Carême também é conhecido pela sua posição a favor dos– migrantes.

Em 2015, liderou a construção de um campo humanitário que abrigaria milhares de migrantes que se encontravam bloqueados na fronteira entre França e Reino Unido.

José Velez Caroço, Diretor-Executivo do Centro Norte-Sul

Para José Velez Caroço, Diretor-Executivo do Centro Norte-Sul, “este é um Prémio de inigualável prestígio. É um momento de celebração do compromisso com os valores pelos quais a Humanidade se deve reger. Queremos, com isto, contribuir para o diálogo norte-sul, promover a solidariedade e a interdependência, para além de criar parcerias entre homens e mulheres de boa vontade dos cinco continentes e quatro cantos do globo. E o privilégio de receber em Lisboa pessoas tão generosas com Jaha Dukureh e Damien Carême é um motivo de orgulho, em especial por recebermos os galardoados num local tão simbólico como é a Casa da Democracia Portuguesa”.

A missão do Centro Norte-Sul, cuja sede localiza-se em Lisboa, é capacitar a sociedade civil, em particular os jovens e as mulheres, através do diálogo intercultural e da educação para a cidadania global, no desempenho de um papel ativo nos estados membros do Conselho da Europa e nas regiões vizinhas.

Comentar