Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Festival do Plangaio e do Maranho com inscrições abertas até 15 de setembro

Festival do Plangaio e do Maranho com inscrições abertas até 15 de setembro
José Lagiosa

As associações da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira e os artesãos e produtores do concelho que queiram participar no Festival do Plangaio e do Maranho, que se realiza nos dias 28 e 29 de setembro, têm até 15 de setembro para formalizar a sua inscrição, preenchendo a respetiva ficha (disponível aqui) e entregando-a na Junta de Freguesia, no Posto de Turismo ou enviando-a para o email eventos@cm-proencanova.pt.

Este festival destaca dois produtos tradicionais do concelho: o plangaio, que é feito com ossos do espinhaço do porco e massa de farinheira e é curado, e o o maranho, que é feito com carne de cabra ou cabrito, arroz e o toque distintivo da hortelã.

Para além da gastronomia, está preparado um programa complementar para o fim de semana, sendo cabeça de cartaz a banda portuguesa The Lucky Duckies, que se inspira nos artistas dos anos 50 e princípios da década de 60 do século XX para apresentar o seu repertório e visual.

Na vertente cultural, o Edifício dos Fortes e Baterias receberá um colóquio sobre “As Vias da Beira Baixa: abordagem histórica e geográfica à mobilidade” e ainda a recriação das invasões francesas, em mais uma rota das visitas guiadas e encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

Nos dois dias, e inserido neste projeto, decorrem também ateliers de cultura e gastronomia, dedicados precisamente ao plangaio e ao maranho que ensinarão os presentes a confecionar estes produtos, apresentando novas formas para os degustar.

O primeiro será orientado por Tita Verganista e o segundo pelo chef Miguel Mesquita.

O peddy paper “A Formosinha”, o II Encontro de Concertinas, numa organização da Escola de Concertinas de Proença-a-Nova, e as atuações da Banda Brass Fusion e do duo musical Red Seven são ainda outras propostas de animação para este festival.

Comentar