Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 7, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Festival do Serrabulho em destaque no Sobral do Campo este fim de semana

Festival do Serrabulho em destaque no Sobral do Campo este fim de semana
José Lagiosa

O CERTAME QUE DESTACA O SABOR E A GASTRONOMIA LOCAL ESTÁ DE VOLTA PARA MAIS UMA EDIÇÃO

O fim do mês de agosto traz consigo mais uma edição do Festival do Serrabulho.

Nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, decorre, por mais um ano, o certame que destaca um prato tipico da região, confecionado tradicionalmente por altura das Festas de Verão.

A União de Freguesias de Ninho do Açor e Sobral do Campo enche-se de vida para celebrar três dias de puro encontro com a natureza e cultura da região e, claro está, com a gastronomia, onde o serrabulho é prato principal.

Com um programa repleto de atividades, o Festival do Serrabulho revela a dinâmica presente no concelho e evidencia as suas tradições e costumes.

No primeiro dia de festividades, dia 30 de agosto, a abertura está marcada para as 18h30, sendo que pelas 19h00 chega o grupo de bombos de Alpedrinha, Zabumbas, que prometem momentos de muito ritmo e animação.

Pelas 19h30 fazem-se ouvir pelo recinto as Concertinas de Castelo Branco e a animação continua noite dentro com a música de Rui Alves e a Banda BZV, às 20h30, seguindo-se os Bandit Casino às 23h00.

O dia 31 de agosto, sábado, inicia-se bem cedo, pelas 07h30, com o passeio pedestre “Pela Rota dos Sobreiros” que permitirá a todos os participantes aprofundar o seu conhecimento sobre a natureza existente no concelho e, pelas 13h00, terá lugar o almoço convívio onde o ingrediente principal será mesmo o serrabulho.

Mais tarde, pelas 17h00, o grupo de bombos Só Pedra inicia a sua performance, seguindo-se, às 18h30, a visita oficial ao recinto do festival e pelas 19h00 é esperada muita animação com a Fanfarra Nem Fá Nem Fum.

Com a chegada da noite chega também a Banda às Riscas, às 20h00, e pelas 21h30 Francisco Ribeiro brinda todos os visitantes com a sua excecional voz e carisma natural.

Para terminar mais um dia de certame com grandes momentos de musicalidade chega, às 22h00, Miguel Agostinho, proporcionando momentos divertidos e com muito ritmo e animação que prometem pôr todos a dançar.

Para o último dia de celebrações, 1 de setembro, está reservada, para as 16h30, uma animada arruada com o grupo Os Chibatas, seguindo-se, às 17h30, um delicioso showcooking onde se irão confecionar algumas iguarias com produtos típicos e onde o serrabulho não vai faltar.

Às 18h00 a música faz-se ouvir pelo grupo de cavaquinhos Sempre Frescos, de Sobral do Campo, e às 18h30 é hora do concurso gastronómico Serrabulho com Criatividade que irá colocar à prova a imaginação e a originalidade dos participantes.

Para encerrar as festividades, às 19h00, chegam as Modas e Adufes, de Proença-a-Velha, e, pelas 20h00, concluindo mais uma edição do Festival do Serrabulho, entra em palco o grupo de música popular Até Qu’enfim.

Com artesanato, tasquinhas, restauração e espaço infantil, pretextos não faltam para que o Festival do Serrabulho, edição 2019, seja um verdadeiro sucesso.

O certame resulta da estratégia definida pela Câmara Municipal de Castelo Branco com as restantes juntas de freguesia, com um programa de eventos e festas setoriais que promovem dinamismo e destaque para todo o Concelho.

Comentar