Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Freguesia de Castelo Branco coloca pontos de recolha de “beatas” e “chicletes”

Freguesia de Castelo Branco coloca pontos de recolha de “beatas” e “chicletes”
José Lagiosa

Ação em prol do ambiente

Em virtude da comemoração do Dia Internacional da Juventude, que se comemora anualmente a 12 de agosto, quis a Junta de Freguesia de Castelo Branco, em honra desta data, realizar uma ação simbólica e interventiva, em prol da defesa do ambiente.

Foi desse modo que foram apresentados dois novos equipamentos que são uma novidade na freguesia de Castelo Branco e que, segundo o presidente da Junta de Freguesia, Leopoldo Rodrigues, “serão importantes para esta luta em prol do ambiente.”

Os novos equipamentos, que irão “colaborar” com a Junta de Freguesia de Castelo Branco e que, nos próximos dias, serão instalados, simbolicamente, no Largo do Espírito Santo, servirão para recolher beatas de cigarro (“Ecopontas”) e pastilhas elásticas (“Papachicletes”).

Eco Pontas e Papa Chicletes

É bom recordar que há pouco tempo, no passado dia 19 de julho, foi aprovado na Assembleia da República o projeto-lei que regulamenta o fim que deve ser atribuído às beatas dos cigarros.

Os cidadãos não têm, muitas vezes, a perceção dos danos que pequenos gestos, que parecem banais, como atirar uma ponta de cigarro para o chão causam.

Segundo algumas estimativas a cada minuto que passa, são atirados para o chão, pelos portugueses, sete mil pontas de cigarro.

Depositar uma beata de cigarro ou uma pastilha elástica num destes novos recipientes é um gesto simbólico e pretende-se, desse modo, que a população esteja cada vez mais sensibilizada para este problema e possa, com toda a naturalidade utilizar os novos equipamentos.

Em setembro prevê-se a colocação de mais seis equipamentos (três “ecopontas” e três “papachicletes”) noutros locais relevantes da nossa Freguesia, como é o caso da Avenida 1º de maio (junto ao Mercado Municipal), do Centro Coordenador de Transportes e da Devesa (junto aos ecopontos).

Ficará assim completa a primeira fase de instalação destes equipamentos.

A disponibilidade da Junta de Freguesia de Castelo Branco para instalar mais equipamentos destes é total, mas será feita mediante uma avaliação do interesse que estes equipamentos venham a ter junto da população.

Os fumadores vão deixar de ter razões para deitar “beatas” para o chão

O “Ecopontas” tem uma pergunta sugestiva para os fregueses que é seguinte: Gostaria de ver mais ecopontas na Freguesia de Castelo Branco?”.

A mesma pode ser respondida pelos utilizadores nos dois recipientes (resposta sim ou resposta não, conforme o seu entendimento) preparados para o efeito.

O “Ecopontas” e o “Papachicletes” foram criados por uma associação de Guimarães, a “Laboratório da Paisagem”, que tem fornecido estes equipamentos para vários municípios e várias juntas de freguesia do país.

O Laboratório da Paisagem é uma associação que tem como principal associado o Município de Guimarães ao qual se associam a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo estas duas instituições que estão a desenvolver este projeto de transformação, com enorme sucesso, desde 2016.

A recolha dos resíduos depositados será feita pela Junta de Freguesia de Castelo Branco e já existe um acordo com o Laboratório da Paisagem de Guimarães para que, numa fase inicial, as beatas sejam transportadas para Guimarães, onde serão recicladas.

Comentar